Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/ESBF-AEWG4X
Type: | Tese de Doutorado |
Title: | Hierarchical Management of Vehicular Networks |
Authors: | Ewerton Monteiro Salvador |
First Advisor: | Jose Marcos Silva Nogueira |
First Co-advisor: | Daniel Fernandes Macedo |
First Referee: | Daniel Fernandes Macedo |
Second Referee: | Alfredo Goldman Vel Lejbman |
Third Referee: | Anelise Munaretto Fonseca |
metadata.dc.contributor.referee4: | Dorgival Olavo Guedes Neto |
metadata.dc.contributor.referee5: | Lisandro Zambenedetti Granville |
Abstract: | Redes Ad Hoc Veiculares (VANETs) são redes móveis que podem se estender por grandes áreas e cujos nós possuem mobilidade intensa. Essas características levam a frequentes atrasos de comunicação e desconexões de enlaces. Uma solução para os problemas de conectividade de VANETs é o emprego do paradigma de Rede Tolerante a Atrasos e Desconexões (Delay-Tolerant Network, ou simplesmente DTN), resultando na criação de VDTNs (Vehicular Delay-Tolerant Networks). Contudo, as desconexões frequentes e as restrições relacionadas a atraso e confiabilidade de certas aplicações para VDTN impedem o uso tanto de arquiteturas de gerenciamento convencionais quanto as arquiteturas baseadas em DTN. Por conta disso se faz necessário o desenvolvimento de uma solução de gerenciamento que seja capaz de reagir de forma mais rápida e eficaz aos eventos que podem ocorrer em uma VDTN. Esta tese apresenta uma arquitetura de gerenciamento hierárquico (HiErarchical MANagement - HE-MAN) para Redes Veiculares Tolerantes a Atrasos e Desconexões (Vehicular Delay-Tolerant Networks, ou VDTNs). Essa arquitetura implementa uma topologia hierárquica de gerenciamento, onde um gerente global da rede (Top-Level Manager, ou TLM) delega a gerentes intermediários (Mid-Level Managers, ou MLMs) o gerenciamento de grupos de nós interconectados. A arquitetura também é composta por nós agentes e protocolos que coordenam trocas de mensagens e a organização lógica da topologia de gerenciamento. Para construir a topologia hierárquica, foram propostos algoritmos para agrupamento de nós da rede, monitoramento local e remoto, e configuração local e remota. Resultados de simulações mostram que a arquitetura proposta organiza com sucesso a VDTN em grupos relativamente estáveis, resultando em um gerenciamento dos nós da VDTN mais inteligente e eficiente. Além disso, os algoritmos de monitoramento e configuração melhoram a confiabilidade e o tempo de resposta das tarefas de gerenciamento. |
Abstract: | Vehicular Ad Hoc Networks (VANETs) suffer from frequent communication delays and link disruptions. A solution to the connectivity problems of VANETs is to employ the Delay Tolerant Network (DTN) paradigm, resulting in the creation of Vehicular Delay-Tolerant Networks (VDTNs). However, the frequent disruptions as well as the delay and reliability constraints of certain VDTN applications hinder the employment of both conventional and DTN-based management architectures. This thesis presents the HiErarchical MANagement (HE-MAN) architecture for Vehicular Delay-Tolerant Network (VDTN) management. This architecture implements a hierarchical management topology, where a Top-Level Manager (TLM) delegates to Mid-Level Managers (MLMs) the management of clusters of interconnected nodes. Simulation results show that HE-MAN successfully organizes the VDTN in relatively stable clusters, leading to a more intelligent and efficient monitoring and configuration of VDTN nodes. |
Subject: | Vehicular ad hoc network Redes de computadores Administração Computação |
language: | Inglês |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/ESBF-AEWG4X |
Issue Date: | 7-Oct-2016 |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ewertonmonteirosalvador.pdf | 3.09 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.