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dc.contributor.advisor1Allan Claudius Queiroz Barbosapt_BR
dc.contributor.referee1Claudia Cristina Bitencourtpt_BR
dc.creatorMarcelo Alvim Sciannipt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T00:35:58Z-
dc.date.available2019-08-10T00:35:58Z-
dc.date.issued2008-08-05pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/FACE-7Q3P7J-
dc.description.resumoEsta tese tem por objetivo identificar e caracterizar o processo de articulação entre as competências estratégicas, funcionais e individuais em organizações a partir da construção de um quadro teórico e metodológico baseado em enfoques já estabelecidos na literatura. A análise do fenômeno (possibilidade de articulação entre competências individuais e coletivas) foi realizada a partir de estudos de casos múltiplos envolvendo organizações públicas e empresas privadas, dada a observação por parte do pesquisador que a lógica da competência pode ser aplicada em ambos os ambientes. Além disso, considerou-se que um paralelo entre as duas realidades poderia gerar discussões ricas a respeito do tema. Para alcançar o objetivo proposto foram considerados os processos de planejamento estratégico e de gestão de pessoas em diferentes organizações dos setores público e privado com ênfase no aspecto da gestão de competências em ambos os processos. Uma revisão bibliográfica sobre competências nas dimensões organizacional e individual foi realizada com o intuito de se elaborar um quadro conceitual teórico que identificasse os diferentes momentos de articulação das competências no nível estratégico, no nível funcional e no nível individual. O construto teórico resultante considerou a teoria da vantagem baseada em recursos (RBV) e da teoria das capacidades dinâmicas para a consideração da articulação de competências no nível organizacional. No nível individual foram consideradas as reflexões teóricas da corrente teórica francesa, maisespecificamente os trabalhos de Le boterf (2003) e Zarifian (2001), e os trabalhos desenvolvidos por Dutra (2004) considerando tanto os aspectos relacionados ao espaço ocupacional quanto os aspectos processuais da gestão de pessoas com ênfase em competências. Para observar os momentos de articulação propostos na revisão teórica e evidenciar a aplicação empírica do construto teórico, optou-se pela condução de três estudos de caso, sendo um em organização pública e dois em empresas privadas, todos localizados em Minas Gerais. Para a coleta e análise de dados foi conduzido um estudo sobre diferentes enfoques metodológicos voltados ao mapeamento e análise de competências nas organizações e optou-se pela utilização da análise funcional como guia para a condução das análises nos casos estudados. Além da aplicação da Análise Funcional foram conduzidas entrevistas em profundidade e análise documental de forma a mapear o processo de articulação de competências. Os métodos de QFD (Quality Function Deployment) e AHP (Análise Hierárquica de Processos) também foram utilizados para a análise de competências organizacionais e individuais respectivamente. A análise dos casos possibilitou identificar a consistência do modelo teórico proposto, bem como o potencial da metodologia de Análise Funcional para a viabilização da articulação de competências nos três momentospropostos (Estratégico Funcional; Funcional Estratégico; Funcional Individual). Além de possibilitar a identificação dos momentos de articulação, a análise dos casos proporcionou a identificação de alguns elementos chave no processo de articulação de competências, a saber: Aprendizagem Organizacional e Capacidade dos Gestores; Processos Políticos envolvidos; e a Tangibilização das Estratégias da Organização. Como principais contribuições desta tese apresentam-se: (1) Na dimensão organizacional, a vinculação do conceito de competência à noção de vantagem competitiva a partir das várias abordagens pesquisadas e a aplicação do modelo de articulação de competências funcionais e estratégicas elaborado a partir das teorias da VBR, das Capacidades Dinâmicas; (2) Na dimensão individual, a correlação do conceito estabelecido por Zarifian (2001) e Le Boterf (2003) com a noção de espaço ocupacional trabalhada por Dutra (2004) evidenciada no modelo de análise proposto permite a análise da gestão de competências segundo as dimensões de conteúdo e processo,abordando assim um importante aspecto para a gestão de competências individuais nas organizações; (3) Na dimensão metodológica, a aplicação da Metodologia de Análise Funcional como linha mestre para a articulação das competências evidencia todo o potencial que esta metodologia possui para o levantamento e articulação de competências nas organizações principalmente quando combinada a outras metodologias como o QFD e a AHP.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCompetências organizacionaispt_BR
dc.subjectAnálise funcionalpt_BR
dc.subjectCompetências individuaispt_BR
dc.subjectArticulação de competênciaspt_BR
dc.subjectCertificação ocupacionalpt_BR
dc.subjectVantagem competitivapt_BR
dc.subject.otherDesenvolvimento gerencialpt_BR
dc.subject.otherDesenvolvimento oganizacionalpt_BR
dc.subject.otherAdministraçãopt_BR
dc.subject.otherEficiência organizacionalpt_BR
dc.titleArticulação de competências organizacionais e individuais: limites e possibilidades - um estudo em organizações de Minas Geraispt_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
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