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Type: Dissertação de Mestrado
Title: Estado, transportes e desenvolvimento regional: a era rodoviária em Minas Gerais, 1940-1980
Authors: Miguel Victor Tavares Lopes
First Advisor: Marcelo Magalhaes Godoy
First Referee: Clelio Campolina Diniz
Second Referee: Lidiany Silva Barbosa
Third Referee: Otavio Soares Dulci
Abstract: A principal proposição desse trabalho foi estudar o processo de modernização rodoviária mineira e os seus principais condicionantes, isto é, quais projetos orientaram as políticas de transportes, como foram alocados os recursos públicos, qual a dinâmica do crescimento da malha viária e dos veículos de carga e passageiros, no contexto do desenvolvimento da economia nacional e estadual. Para isso, se buscou analisar a expansão da infraestrutura rodoviária, segundo as matrizes econômicas, técnicas e políticas que presidiram a modernização, assim como a dinâmica de concessão, financiamento e construção de vias. No que diz respeito ao processo de expansão das vias, assim como aconteceu com as ferrovias, prevaleceu apropriação privada de recursos públicos durante todo o processo de modernização, caracterizados por aditivos casuísticos nos contratos e licitações, que assumiram feição fraudulenta. Assim sendo, a expansão rodoviária mineira foi importante condicionante para a consolidação da inserção periférica do estado na divisão interregional do trabalho, pois Minas foi cortada por importantes troncos rodoviários nacionais e beneficiou-se de forma secundária da malha viária, se pautando apenas por garantir o acesso dos centros regionais mineiros aos troncos federais.
Abstract: The main purpose of this essay was to study how was the roadway modernization process of Minas Gerais and its main conditions, namely, how were allocated the public resources, the road network and vehicle quantitative growths, considering the national and regional economy development context. Thus seeks to analyze the road infrastructure expansion, considering the economical, technical and political matrixes that guided the modernization, as well as the concession, finance and construction dynamics. What regards to the road network growth, as well as happened to the railways, prevailed the appropriation of public resources during the whole modernization process, characterized by casuistic additives on the agreements and biddings, which got a fraudulent feature. Therefore, the road network expansion of Minas Gerais was an important condition to the peripheral insertion on the regional division of labor, since Minas Gerais was crossed by important national roadways and was benefited marginally of this transport infrastructure, by only guaranteeing the access of Minas Gerais cities to that National road network.
Subject: Transporte rodoviário Minas Gerais 1940-1980
Desenvolvimento regional Minas Gerais
Transporte rodoviário Brasil
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FACE-A7QHQX
Issue Date: 18-Dec-2015
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