Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/FACE-BEDN5C
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Ansiedade, autoeficácia e motivação nos cursos stricto sensu de ciências contábeis
Authors: Weverton Eugenio Coelho
First Advisor: Eduardo Mendes Nascimento
Abstract: Para Platão todos os homens se voltam ao conhecer, não sendo o seu desejo viver no engano, por isso a educação tem caráter permanente e educar-se implica em uma busca constante de si mesmo. Dentre as modalidades educacionais a pós-graduação stricto sensu exerce um papel notório, uma vez que é nela que ocorre a formação de professores para o ensino superior e de pesquisadores para o campo científico. As características dessa modalidade educacional criam uma interação diferente entre o processo de ensino e aprendizagem e o estudante. Assim a pósgraduação stricto sensu demanda, ao longo do curso, um intenso trabalho intelectual e esse ambiente favorece o aparecimento da ansiedade. A ansiedade é um estado natural do ser humano e atua positivamente no indivíduo quando contribui limitando o foco na atenção à tarefa em desenvolvimento. No entanto, também atua negativamente quando é tão intensa que gera medos e apreensões exageradas da realidade que interferem no desenvolvimento causando distrações, desorientações, dificuldade de concentração, dentre outros sintomas que prejudicam o desempenho. Nesse sentido houve, nos últimos anos, um aumento significativo na preocupação com a saúde mental dos pós-graduandos. Por essa razão, diversos estudos têm se empenhado em entender esse fenômeno. Assim, considerando a repercussão que a ansiedade causa no ambiente acadêmico a presente pesquisa buscou estudar o fenômeno da ansiedade analisando qual sua relação com a autoeficácia e a motivação nos estudantes do stricto sensu de Ciências Contábeis de instituições brasileiras. Por meio de um levantamento de dados com 322 discentes de todos os 33 programas stricto sensu de Ciências Contábeis, que foram obtidos utilizando o State-Trait Anxiety Inventory para determinar o nível de ansiedade, a Escala de Autoeficácia Geral Percebida para levantar o nível de autoeficácia e a Echelle Motivation en Education para determina o nível de motivação intrínseca, motivação extrínseca e desmotivação, constatou-se que 12,7% dos discentes apresentaram ansiedade alta. Além disso, os discentes do gênero feminino se revelaram estatisticamente mais ansiosos do que os discentes do gênero masculino. Com relação a escala de autoeficácia apurou-se que a percepção de autoeficácia mostrou-se positiva e significativamente relacionada a Pontuação Obtida, resultado que revela que o papel preditor das crenças de autoeficácia é valido para a pósgraduação stricto sensu de Ciências Contábeis. Por sua vez, o resultado da escala de motivação acadêmica relatou que a motivação intrínseca foi invariante em relação ao gênero e que os discentes do gênero masculino possuem escores menores de motivação extrínseca e desmotivação em comparação ao discentes do gênero feminino. A motivação intrínseca para realização foi a dimensão motivacional que mais influenciou positivamente a pontuação obtida e a desmotivação a dimensão que mais influência negativamente essa variável. Em relação ao objetivo primário do trabalho concluiu-se que a ansiedade é negativamente correlacionada com a autoeficácia. Por sua vez, a relação da ansiedade com as dimensões da motivação demonstrou que formas mais autodeterminadas de motivação diminuem a ansiedade enquanto as formas menos autodeterminadas de motivação resultam em consequências não adaptativas que influenciam positivamente a ansiedade. Além disso, concluiu-se também que as variáveis: idade abaixo de 24 anos, tipo de pós-graduação e receber apoio psiquiátrico/psicológico ou bolsa acadêmica influenciam positivamente a ansiedade.
Abstract: For Platão all men turn to know, not being their desire to live in deception, so education has a permanent character and to educate implies a constant search for oneself. Among the educational modalities, the stricto sensu graduate plays a notorious role, since it is in him that the formation of teachers for higher education and of researchers for the scientific field occurs. The characteristics of this educational modality create a different interaction between the process of teaching learning and the student. Thus, the stricto sensu post-graduation demands, throughout the course, an intense intellectual work and this environment favors the appearance of anxiety. Anxiety is a natural state of the human being, and acts positively on the individual when it contributes by limiting the focus on attention to the developing task. However, it also acts negatively when it is so intense that it generates fears and exaggerated apprehensions of the reality that interfere in the development causing distractions, disorientations, difficulty of concentration, among other symptoms that impair the performance. In this sense, there has been, in recent years, a significant increase in the preoccupation with the mental health of postgraduate students. For this reason, several studies have been trying to understand this phenomenon. Thus, considering the repercussion that anxiety causes in the academic environment, the present research sought to study the phenomenon of anxiety, in order to analyze the relationship between anxiety and self-efficacy and the motivation of students stricto sensu of Accounting Sciences of Brazilian institutions. Through a survey of 322 students from all 33 stricto sensu accounting programs, which were obtained using the State-Trait Anxiety Inventory to determine the level of anxiety, the Perceived General Self-Efficacy Scale to raise the level of self-efficacy and Echelle Motivation en Education to determine the level of intrinsic motivation, extrinsic motivation and amotivation, it was found that 12.7% of the students presented high anxiety. In addition, female students were statistically more anxious than male learners. Regarding the self-efficacy scale, it was found that the perception of self-efficacy was positive and significantly related to the obtained score, a result that reveals that the predictive role of self-efficacy beliefs is valid for stricto sensu postgraduate studies. In turn, the result of the academic motivational scale reported that intrinsic motivation was invariant in relation to gender and that male students have lower scores of extrinsic motivation and demotivation compared to female students. The intrinsic motivation for accomplishment was the motivational dimension that most influenced positively the obtained score and the amotivation the dimension that more negatively influences this variable. Regarding the primary objective of the study, it was concluded that anxiety is negatively correlated with self-efficacy. On the other hand, the relation of anxiety to the dimensions of motivation has shown that more self-determined forms of motivation decrease anxiety while the less self-determined forms of motivation result in nonadaptive consequences that positively influence anxiety. In addition, it was also concluded that the variables: age under 24 years, type of postgraduation and receiving psychiatric / psychological support or academic scholarship positively influence anxiety.
Subject: Stress (Psicologia)
Contabilidade Estudo e ensino
Contabilidade
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FACE-BEDN5C
Issue Date: 29-Mar-2019
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_weverton.pdf2.68 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.