Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-82BPK5
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Formas de sociabilidade entre alunos de uma Escola de Ensino Técnico/Médio
Autor(es): Sara Villas
Primeiro Orientador: Maria Alice de Lima Gomes Nogueira
Primeiro membro da banca : Airton Carriao Machado
Segundo membro da banca: Juarez Tarcisio Dayrell
Resumo: O presente trabalho insere-se nos estudos da Sociologia da Educação e se propõe a uma investigação etnográfica sobre as formas de sociabilidade entre alunos de uma escola de ensino médio/técnico de uma instituição federal. A especificidade da dupla forma de ingresso nessa escola por concurso, em que os alunos são divididos em três categorias socioeconômicas, ou por admissão automática de alunos egressos da escola de nível fundamental da mesma instituição produz uma relativa heterogeneidade socioeconômica e cultural do corpo discente, impactando as formas de sociabilidade do grupo. As questões que orientaram a investigação foram: quais as formas de sociabilidade entre os alunos na escola? Como as práticas culturais cotidianas e a relação com os estudos e com a escola interferem na formação dos grupos de afinidade? Qual o papel da escola, na contemporaneidade, como espaço primordial de sociabilidades? Através da pesquisa empírica tentei produzir interpretações sociológicas para o fenômeno da sociabilidade no cotidiano escolar, bem como tornar inteligível a complexidade de que se revestem essas formas de relação. Os dados coletados na observação, nos grupos de discussão e no questionário foram analisados a partir de princípios teórico-metodológicos do Interacionismo Simbólico e da Etnometodologia. Para tal, baseei-me nos trabalhos de Héran (1988), Santos (1994) e Simmel (2006), no que se refere aos conceitos teóricos da sociabilidade e em Abrantes (2003), Dayrell (1999, 2001, 2004, 2007), Lopes (1996) e Willis (1991), com os estudos acerca da sociabilidade juvenil na escola. A pesquisa revelou a significante interferência das relações de amizade e dos grupos de afinidades na construção da identidade juvenil; o modo como a escola se constitui num espaço ímpar para fomentação de sociabilidades; a produção de estigmas e estereótipos gerados por diferenças de status perante a instituição e por formas díspares de relação com os estudos e com a escola. Foi possível, portanto, explicitar tanto a natureza social quanto contextual das formas de sociabilidade.
Abstract: This work is inserted on the Sociology of Education field and is proposed to make an etnographic research on the sociability forms among students on a secondary/technician school on a federal instituition. The specificity on its double form of students selection by tests, in which students are divided into three socialeconomic cathegories, or by automatic admission for students who come from primary school on the same institution produces a relatively cultural and socialeconomical diversity among alumni, impacting the sociability forms on the group. The questions that oriented this researh were: what the sociability forms among students at this school? How, everyday, cultural practices and the relation with studies with the school interfere on the afinity groups formation? Which the schools role, today, as primary sociability space? With the empirical research I tried to produce sociological interpretations to the sociability phenomena on schools everyday, as well as turning intelligible the complexity in which this forms of relation are wrapped. The data we have collected during observation, on discussion groups and on questionnaire were analysed acording to Simbolic Interactionisms and Ethnomethodologys theoricalmethodological principles. For doing so, I based myself on the Hérans (1988), Santos (1994) and Simmels (2006) works, on the sociability theorical concepts, and on Abrantes (2003), Dayrell (1999, 2001, 2004, 2007), Lopes (1996) and Willis (1991), with their studies about the youth sociability on school. The research revealed that friendship relations and afinity groups have a significant interference on the youth identity construction; the way how school is constituted as a singular space for sociability fomentation; the stigma and stereotypes production generated by institutional status differences and by the forms of relation with study and school. It was possible, therefore, to elicit the both social and contextual nature of sociability forms.
Assunto: Sociologia educacional
Educação
Ambiente de sala de aula
Alunos
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-82BPK5
Data do documento: 30-Mar-2009
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
disserta__o_sara_villas_vers_o_final.pdf2.61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.