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dc.contributor.advisor1Rosaria da Silva Justipt_BR
dc.contributor.referee1Louise Brandes Moura Ferreirapt_BR
dc.contributor.referee2Jordelina lage Martins Wykrotapt_BR
dc.contributor.referee3Carmen Maria De Caro Martinspt_BR
dc.creatorMariana de Carvalho Capistrano Cunhapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T21:13:56Z-
dc.date.available2019-08-13T21:13:56Z-
dc.date.issued2008-08-29pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/FAEC-84VJZV-
dc.description.abstractThis researcher aims at identifying and analysing digestive system, digestion and nutrition models hold by elementary school children. We also try to identify the comparisons they made and the kind of knowledge they use to operate them. Twenty four school children from 7 to 11 years old were interviewed twice. During the first interview, they were asked to talk about the way the food they eat go through their bodies. From the answer to this question, the interview went on to map the participants ideas about others interest topics. In the second interview, we opted to show the video of the first interview to the child and to questions them about his/her previous ideas. This contributed to validate the data previously gathered and to increase the reliability of our analysis. The interviews were recorded in audio and video and then transcribed. After the analysis of the transcripts we came out with categories to the models of digestive system, digestion and models. The participants comparisons were analysed by the characteristics chosen to relate the elements that compound each one. The majority of the models of digestive system presented by the participants were very simple, and the stomach was always present. The models of digestion and nutrition were the most difficult for them to express, perhaps due to the fact that they hold abstract ideas. We concluded that the majority of the students comparisons were made considering superficial attributes of the elements, and that the nonschool knowledge was more frequently used as the source domains.pt_BR
dc.description.resumoOs objetivos dessa pesquisa são identificar e interpretar modelos elaborados por crianças do ensino fundamental para o aparelho digestório, a digestão e a nutrição. Além disso, procuramos identificar as comparações estabelecidas e os conhecimentos são mobilizados por elas para realização dessa operação. Optamos por entrevistar vinte e quatro crianças dos 7 aos 11 anos de idade que freqüentavam da segunda à quinta série do ensino fundamental. Elas foram entrevistadas duas vezes. Na primeira entrevista, foi pedido a elas que falassem sobre o caminho que os alimentos percorrem dentro do corpo. A partir dessa pergunta, a entrevista prosseguia com o objetivo de mapear as idéias que os alunos tinham sobre os temas de nosso interesse. Na segunda entrevista, optamos por assistir, juntamente com cada criança, a primeira entrevista realizada e questionála sobre suas idéias anteriores. Isto contribuiu para a validade dos dados obtidos e para aumentar a confiabilidade das nossas interpretações daqueles dados. As entrevistas foram gravadas em áudio e vídeo e transcritas. Analisando as transcrições foi possível identificar modelos para aparelho digestivo, digestão e nutrição e os modelos dos alunos foram analisados e agrupados em um segundo nível de comparação através do estabelecimento de categorias. As comparações propostas pelos participantes foram analisadas a partir dos tipos de características eleitas por eles para relacionar os elementos que formavam cada comparação. Os modelos de aparelho digestório construídos por eles eram bastante simples, e todos incluíam o estômago. Os participantes tiveram mais dificuldade em expressar os modelos de digestão e nutrição, talvez devido aos conhecimentos abstratos envolvidos. Concluímos que as comparações feitas pelos participantes são, na maioria, comparações superficiais de aparência, e que elementos da experiência nãoescolar são os mais utilizados como domínios fonte.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIdéiaspt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectAnalogiaspt_BR
dc.subjectNutriçãopt_BR
dc.subject.otherNutrição Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherSistema digestivo Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherEnsino de primeiro graupt_BR
dc.subject.otherEducação de criançaspt_BR
dc.titleEu como porque eu preciso comer: idéias e analogias de crianças do ensino fundamental sobre sistema digestório e nutriçãopt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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