Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84XHFX
Type: Dissertação de Mestrado
Title: O trabalho com a escrita de textos em livros didáticos de português: escolarização de saberes lingüísticos
Authors: Mariana Queiroga Tabosa
First Advisor: Aracy Alves Martins Evangelista
First Co-advisor: Maria Zelia Versiani Machado
First Referee: Cristina Mello
Second Referee: Rui Vieira de Castro
Third Referee: Marildes Marinho da Silva
Abstract: RESUMO Esta pesquisa pretende compreender como acontece o trabalho com a escrita de textos em três livros didáticos de Português, a partir da relação de interlocução que estabelecem com saberes de referência da Lingüística, textos de currículos oficiais e programas de avaliação de materiais didáticos, de abrangência nacional. Os livros didáticos selecionados pertencem à oitava série do ensino fundamental, publicados, nas últimas três décadas, especificamente nos anos de 1984, 1998 e 2002. As análises desses livros realizam- se a partir de procedimentos de análise textual propostos pela Análise de Conteúdo e Análise do Discurso, considerando-se as relações entre a estruturação dos discursos e suas condições de produção. Essas análises estão organizadas em duas etapas. A primeira delas refere-se à análise das concepções de língua apresentadas pelo Manual do Professor dos livros didáticos. Na segunda etapa, analisam-se as propostas de trabalho (as atividades) com a língua e com a escrita de textos, presentes no Livro do Aluno, evidenciando-se as relações que estabelecem com as concepções de língua presentes no Manual do Professor. Perpassam as duas etapas das análises a identificação de saberes lingüísticos de referência e dos seus modos de escolarização, que, como se pode constatar, acontece de modo indireto, principalmente a partir de textos de currículos oficiais (propostas e parâmetros curriculares) e de critérios definidos por programas de avaliação de materiais didáticos (Programa Nacional de Livros Didáticos - PNLD). Nesse sentido, tem-se em vista evidenciar a dinâmica de referência que se estabelece entre as propostas para o ensino do Português dos livros didáticos e os saberes lingüísticos. O estudo realizado demonstrou haver uma alternância das concepções de língua e dos modos de se propor o trabalho com a escrita de textos, que ora acontece a partir de orientações às quais subjazem a concepção de língua como um instrumento para a comunicação, ora acontece a partir de orientações que trazem de modo subjacente a concepção de língua como interação social. Nesse sentido, a escolarização de saberes lingüísticos acontece, no Livro do Aluno, principalmente a partir da utilização de terminologias referentes às concepções da língua como instrumento para a comunicação ou da língua como interação social.
Abstract: This research aims to comprehend how the work with the writing of texts happens in three Portuguese didactic books, from the relationship of conversation that establishes with awareness of reference of the Linguistic, texts of official curricula, and programs of assessment of didactic materials of national coverage. The didactic books chosen are from the eighth level of the secondary education, published in the last three decades, especially in the years of 1984, 1998 and 2002. The analyses of these books take place from the procedures of textual analysis purposed by the Content Analysis and the Analysis of the Speech, considering the relationship between the organization of the speeches and their production conditions. These analyses are organized in two stages. The first one refers to the analysis of the language conceptions presented by the Teacher Guide of the didactic books. In the second one, it is studied the work (the activities) proposals with the language and with the writing of texts, present in the Students Book, showing the relationship that establish with the language conceptions, present in the Teachers Guide. The two stages of the analyses go through the identification of linguistic awareness of reference, and of their ways of schooling, that, as it can be seen, happens in an indirect manner, especially from texts of official curricula (curricular proposals and parameters) and criteria defined by the assessment programs of didactic materials (National Programs of Didactic Books - NPDB). In such sense, it has in view to make clear the dynamic of reference which establishes itself between the proposals for the Portuguese Teaching of didactic books, and the Linguistic awareness. The accomplished study demonstrated that there is an alternation of the language conceptions and of the way of purposing the work with the writing of texts, which sometimes happens from orientations which suggest the language conception as an instrument for the communication, sometimes happens from the orientations that bring, in an underlying way, the language conception as social interaction. In such sense, the schooling of linguistic awareness happens, in the Students Book, especially from the utilization of terminologies that refers to the language conceptions as instrument for the communication or the language as social interaction.
Subject: Escrita Estudo e ensino
Livros didáticos
Educação
Alfabetização
Língua portuguesa
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84XHFX
Issue Date: 28-Aug-2008
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_mariana_tabosa_2008.pdf2.16 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.