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Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Modos de participação de empregadas domésticas nas culturas do escrito
Autor(es): Patricia Capucio de Resende
primer Tutor: Ana Maria de Oliveira Galvao
primer Co-tutor: Antonio Augusto Gomes Batista
primer miembro del tribunal : Magdah Becker Soares
Segundo miembro del tribunal: Maria Alice de Lima Gomes Nogueira
Resumen: Fundamentada nas pesquisas desenvolvidas a respeito dos modos de participação nas práticas culturais relacionadas à escrita e nos estudos sobre o emprego doméstico, esta pesquisa procurou compreender as relações que se estabelecem entre empregadas domésticas e a cultura escrita existente no ambiente de trabalho. Foram estudados quatro casos de empregadas domésticas com reduzido capital escolar, com histórias de vida marcadas pelo difícil acesso a materiais escritos, sobretudo na infância, e que trabalham para empregadores efetivamente inseridos na cultura escrita considerada legítima. O objetivo principal foi apreender e reconstruir as práticas de leitura e escrita constituintes da ocupação profissional, aquelas proporcionadas pelo trabalho e, ainda, aquelas que fazem parte de suas vidas diárias. Além disso, buscou-se descrever os tipos de relações interpessoais construídas entre as empregadas e seus patrões e a influência delas na relação das domésticas com a escrita. Para isso, utilizou-se a metodologia qualitativa como estratégia de pesquisa. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com as empregadas e seus patrões e de observações realizadas nas residências de ambos. Constatou-se que a ocupação de doméstica em meios letrados aproxima, de certa maneira, essas mulheres do mundo da escrita em virtude de dois fatores principais: 1º) para exercer a ocupação são demandadas práticas de leitura e de escrita domésticas que não são comuns nos seus meios de origem e 2º) o contato com uma diversidade de materiais escritos, a observação ocasional de práticas de leitura e de escrita dos empregadores e o próprio engajamento nas práticas de leitura e escrita intrínsecas ao trabalho estimulam a leitura e a escrita em situações diferentes daquelas vivenciadas nas famílias de origem.
Abstract: This research is based on studies made on ways of participation in written culture, as on studies on housework. The purpose of this research was to understand the connections that are established between maids and written culture existing on the occupation setting. Four cases of maids with small scholar capital were studied. Maids whose stories of life were marked by a difficult access to written materials, especially during childhood, and also who currently work for employers who are effectively inserted in the written culture considered to be legitimate. The principal objective was to apprehend and reconstruct the practices of reading and writing that constitute the professional occupation, those provided by the occupation setting and also those which are part of their daily lives. Besides that, it was described the types of interpersonal relationship constructed between the maids and their employers and their influence on the maids relation with writing. It was used the qualitative analysis as a strategy of research. The data was collected by interviews with the maids and their employers and by observations realized in their residences. It was verified that the occupation of maids in a literate environment approximates, in a certain way, these women to the written world due to two major factors: 1st) in order to exercise the occupation, domestic reading and writing practices which arent common on their environment of origin are demanded and, 2nd) , the contact with a variety of written materials, the occasional observation of the employers reading and writing practices and their own commitment in reading and writing practices intrinsic to work stimulate reading and writing in situations different from those experienced in their origin families.
Asunto: Escrita Estudo e ensino
Leitura Aspectos sociais
Educação
Alfabetização
Inclusão social
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-84XQG5
Fecha del documento: 27-ago-2008
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