Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-854NCQ
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Cartilhas de alfabetização: subsídios para a compreensão da história da alfabetização mineira (1930-1945)
Autor(es): Katia Gardenia Henrique da Rocha Campelo
Primeiro Orientador: Francisca Izabel Pereira Maciel
Primeiro membro da banca : Cleonara Maria Schwartz
Segundo membro da banca: Isabel Cristina Alves da Silva Frade
Resumo: O objetivo desta pesquisa é inventariar as cartilhas que circularam em Minas Gerais, no período de 1930 a 1945. Utilizaram-se como referenciais teórico- conceituais os estudos e as pesquisas sobre cultura e forma escolar para a análise das fontes do período estudado, que foram: livros de grupos escolares com correspondências expedidas e recebidas; livros de carga e recarga de material; livros das bibliotecas escolares; livros da caixa escolar; Programas do Ensino Elementar; Diário Oficial; leis e decretos estaduais. Nosso trabalho está dividido em quatro capítulos. No primeiro, são abordados os estudos que investigam a cultura escolar, a forma ou a gramática escolar, o livro didático, as cartilhas de alfabetização, a história do processo de alfabetização, e os aspectos teórico- metodológicos que fundamentaram o desenvolvimento da pesquisa; para tanto dialogamos com Julia (2001), Viñao Frago (1995), Faria Filho (2003, 2004), Vidal (2005), Choppin (1998), Chartier (1999), Maciel (2001, 2003). No segundo, analisamos: a legislação que referendou o livro didático na época investigada, as condições em que essas legislações foram construídas, os reflexos destas na educação, especialmente no ensino primário. No terceiro, buscamos tecer um cenário da alfabetização mineira, no período pesquisado, a partir do entrelaçamento existente entre as práticas dos atores educacionais e os processos de circulação e usos das cartilhas. Analisamos também, no terceiro capítulo, a relação entre as cartilhas prescritas pelo governo e as adotadas nas escolas mineiras, evidenciando as tensões e os conflitos vivenciados nesse processo. No quarto e último capítulo, discutimos a singularidade de Minas Gerais em relação às cartilhas adotadas nas escolas, bem como a distribuição desse material nas diversas regiões do Estado. A pesquisa permitiu não apenas conhecer os títulos das cartilhas que circularam em Minas Gerais, mas também compreender parte da história da alfabetização mineira.
Abstract: The objective of this research was to inventory the primary books used in Minas Gerais from 1930 to 1945. Were used as theoretical-conceptual references the studies and researches of school culture and school shape to analyze the sources of the studied period, that were: school books with sent and received mails, register books of the materials received at school, books from school libraries, registers books of school accounts departments, Elementary Teaching Programs, Diário Oficial newspaper, laws and state decrees. The work is divided into four chapters. The first chapter includes studies that have investigated school culture, the school shape or grammar, didactic books, primary books and the history of the literacy process as well as Julia (2001), Viñao Frago (1995), Faria Filho (2003, 2004), Vidal (2005), Choppin (1998), Chartier (1999), Maciel (2001, 2003) and finally, the theoretical-methodological aspects that were basic to the development of this research . The second chapter analyzes the legislation which dictated the didactic books of that period, the conditions which existed when this legislation were passed, its influence on education, especially primary teaching. The third chapter discusses literacy in Minas Gerais in terms of the relationship between the educational practices of the educational actors, the circulation process and the use of primary books. Additionally, the relationship between the primary books prescribed by the government and those which were adopted at Minas Gerais schools, evidence the tensions and conflicts experienced in that process. The fourth and last chapter discuss the singularity of Minas Gerais in relation to the primary books adopted at schools, in addition to the distribution of this material in different regions of this state. This research not only stated the titles of the primary books used in Minas Gerais but it also offers an understanding the role primary books played in the history of literacy in the state. .
Assunto: Livros didáticos
Alfabetização  Historia
Alfabetização  Estudo e ensino 
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-854NCQ
Data do documento: 14-Set-2007
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