Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-855MM7
Type: Tese de Doutorado
Title: O Processo de aquisição da leitura no contexto escolar por alfabetizandos considerados portadores de dificuldades de aprendizagem
Authors: Sara Mourao Monteiro
First Advisor: Maria Lucia Castanheira
First Referee: Delaine Cafiero Bicalho
Second Referee: Magdah Becker Soares
Third Referee: Maria Bernardete Abeurre
metadata.dc.contributor.referee4: Cecilia Maria Aldigueri Goulart
Abstract: Esta tese inscreve-se no campo das pesquisas sobre as dificuldades de aprendizagem na alfabetização. Seu tema é o processo de aquisição da leitura no contexto escolar por alfabetizandos considerados portadores de dificuldades de aprendizagem. O problema, delineado a partir das primeiras observações no trabalho de campo, foi assim formulado: quais dificuldades os alunos apresentam na leitura de sílabas, em contexto didático-pedagógico em que se procura desenvolver o processo de aprendizagem da leitura? E qual a pertinência desse contexto para a aprendizagem dos alunos? Dessa forma, pretendeu-se buscar elementos para compreensão das dificuldades na aprendizagem da leitura da sílaba por um grupo de alunos do 2º ano do 1º ciclo em uma escola pública da Rede Municipal de ensino de Belo Horizonte e do contexto didático-pedagógico no qual se buscou favorecer a superação dessas dificuldades. Neste estudo, tratou-se de três subtemas (as estratégias de enfrentamento das dificuldades de aprendizagem nas escolas públicas; o processo de aquisição da leitura de sílaba de alunos considerados portadores de dificuldades de aprendizagem; e o contexto didático-pedagógico em que se procura desenvolver o processo de aprendizagem da leitura) para os quais se concluiu que: (i) as estratégias de enfrentamento das dificuldades de aprendizagem dos alunos em alfabetização criadas pelas políticas educacionais e no interior das escolas públicas tendem a reforçar a representação de muitos professores sobre a incapacidade de aprendizagem da língua escrita pelos alunos de classe popular; (ii) a leitura de sílaba cuja estrutura não corresponde ao padrão- canônico é guiada pela análise da estrutura interna da sílaba, tendo como referência a representação que as crianças têm do que constitui a sílaba escrita: do ponto de vista quantitativo composta de duas letras; do ponto de vista qualitativo, composta de uma consoante e uma vogal; e, por fim, que (iii) o atual contexto social da alfabetização requer definições no campo didático-pedagógico capazes de contribuir, junto aos professores/alfabetizadores que atuam nas escolas, para a construção de práticas de alfabetização conexas com a complexidade que caracteriza o processo de aprendizagem da língua escrita pelas crianças na sociedade contemporânea.
Abstract: This thesis is part of the research field about learning difficulties during the literacy process. Its theme is the process of reading acquisition in the school context for literacy learners that possess learning difficulties. The problem, here presented was taken from the first observations made in the field: which difficulties the students present when reading the division of words through stress, in the didactic-pedagogic methodology that tries to develop the process of learning reading skills? What is its relevance in this context for the students learning process? Through these questions, we searched to find elements to understand the students difficulties in learning the reading skills for word division in a group of Second graders from a Public Elementary School in the Municipal Network of Belo Horizonte and in the didactic-pedagogic methodology that is trying to overcome these difficulties. In this study, we faced the learning difficulty strategies in public schools; the process of acquiring word division skills in students with learning disability; the didactic-pedagogic methodology that searches the development of reading skills process which can be concluded that: (i) the strategies to face the students difficulties in learning created by the educational policies and in the public schools of the countryside reinforce the teachers feeling about how many students from poor background are unable to learn the skills of the written language; (ii) the reading of a word division which structure does not correspond to a canonic standard, is guided by the analysis of the internal structure of a word , with this in mind we took as a reference the meaning of what children understand for as being a word division: a two letter compound formed of a vowel and a consonant; and, finally(iii) the current social context in the literacy learning requires definitions in the didactic pedagogic methodology capable of contributing, together with the teachers/literacy guides that work in schools, to build practical acts that can be connected to the complex environment that characterizes the learning process of written language skills by children in the society.
Subject: Leitura (Ensino de primeiro grau)
Educação
Alfabetização
Aprendizagem Dificuldades
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-855MM7
Issue Date: 24-Aug-2007
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_sara_versao_final.pdf765.81 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.