Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85RJ8R
Tipo: Tese de Doutorado
Título: epresentações sociais da aprendizagem docente de professores universitários em suas trajetórias de formação
Autor(es): Ana Claudia Lopes Chequer Saraiva
Primeiro Orientador: Regina Helena de Freitas Campos
Primeiro Coorientador: Ana Lucia Amaral
Primeiro membro da banca : Margot Campos Madeira
Segundo membro da banca: Agnela da Silva Giusta
Terceiro membro da banca: Maria do Carmo de Lacerda Peixoto
Quarto membro da banca: Maria de Lourdes Rocha de Lima
Resumo: Esta tese alicerça-se no estudo das representações sociais do aprendizado docente de professores universitários dos cursos de Pedagogia, Direito e Matemática. Consideraram-se as variáveis formação e área de atuação. O objetivo foi identificar os espaços socioeducativos, experiências, processos e interlocutores que se integraram às suas trajetórias pessoais no âmbito da aprendizagem docente, além da análise das relações entre as representações dos docentes e os estatutos epistemológicos disciplinares que lhes fundamentam os campos de formação e atuação profissional. Foram entrevistados, na sua totalidade, os professores dos respectivos cursos de uma universidade federal de Minas Gerais. Utilizou-se dos instrumentos técnica de associação livre e escolhas hierarquizadas e entrevistas. Aos primeiros foi aplicada análise estatística para avaliação dos grupos de palavras de maior freqüência e hierárquica; ao segundo, a análise de conteúdos, em que os trechos transcritos foram recortados, considerando-se as categorias: conceito, processos, relevância, experiências significativas, condicionantes e referenciais. Os resultados finais mostraram que os professores ancoram suas representações sociais do aprendizado docente nos valores que constituem os campos profissionais de formação. No curso de Pedagogia destacam-se o humanístico, o histórico, o social e o político; no curso de Direito, o humanístico, o metodológico e o empírico; e no curso de Matemática, o metodológico e o empírico.
Abstract: This thesis has its foundation in the study of social representations of the teaching learning process of university professors from the Pedagogy, Law and Mathematics programs. Formation and acting area were the variables considered. The objective was to identify the socio-educational spaces, experiences, processes and interlocutors which integrate themselves in their personal trajectories in the ambit of the teaching learning process besides the analysis of the relation between the professors representation and the disciplinary epistemological directions which give them foundation in their areas of formation and professional performance. We interviewed all the professors from the mentioned programs of a Federal University of Minas Gerais. We used as instruments the free association technique and hierarchical choices and interviews. In the first case, it was applied the statistical analysis for the evaluation of the group words with the highest frequency and hierarchy; In the second, the analysis of the contents, in which the transcribed passages were cut out, and we considered the following categories: concept, processes, relevance, meaningful experiences. The final results showed that the professors anchored their social representations of the teaching learning process in the values that constitute their professional formation fields. In the Pedagogy program, the humanistic, the historical, and the political aspects are pointed out; in the Law program, the humanistic, the methodological and the empirical features are stressed; and in the Math course, the methodological and the empirical ones are pointed out.
Assunto: Educação
Ensino superior
Professores Formação profissional
Representações sociais
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85RJ8R
Data do documento: 30-Jun-2005
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2000000089.pdf4.49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.