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dc.contributor.advisor1Eduardo Fleury Mortimerpt_BR
dc.contributor.advisor-co1Maria das graças de castro senapt_BR
dc.contributor.referee1Maria das graças de castro senapt_BR
dc.contributor.referee2Marcos Sorrentinopt_BR
dc.contributor.referee3Marcia Maria Spyer de Resendept_BR
dc.creatorMiriam Ester Soarespt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T10:05:01Z-
dc.date.available2019-08-11T10:05:01Z-
dc.date.issued1998-03-31pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/FAEC-85SNNF-
dc.description.resumoEste estudo exploratório analisa a constituição dos significados de ambiente e de educação ambiental em um grupo de professores de ciências que se interessam pela temática. Os conteúdos dos significados são examinados através das narrativas da infância, das praticas pessoais e profissionais que se relacionam com o tema. As analises tem como contraponto as categorias de conteúdos referentes ao ambiente impactado, ao ambiente conservado e os sentidos que articulam essas duas categorias; o histórico da construção do campo da educação ambiental e os próprios dados de pesquisa. Pela analise do discurso, enquanto instrumento metodológico, busca-se compreender a elaboração dos significados considerando-se o modo como os professores falam de suas praticas: a relação dos significados com o saber estabelecido e com as próprias experiências profissionais e culturais. Os resultados indicam que os significados oscilam entre sentidos de ambiente conservado e ambiente impactado. Os significados, que são atribuídos ao ambiente conservado, envolvem aspectos afetivos, contemplativos e lúdicos que, dentre outros, coadunam-se com a complexidade do conceito de natureza na historia da humanidade. Quando os professores consideram reflexões e práticas associadas com os seus cotidianos, explicitam significados devastação para o ambiente. A articulação desses significados constituem-se em uma referência para significados mais abrangentes. O significado da educação ambiental emerge no discurso no discurso das práticas profissionais, pessoais e extrapolam o espaço escolar. As concepções são associadas a uma dinâmica de contextos específicos e às pessoas envolvidas. Os discursos também explicitam práticas culturais especificas, sendo que em alguns casos, essas práticas estão em contradição com os próprios significados de ambientes preservados, que são expressos pelos professores. Os enfrentamentos políticos e institucionais são também relacionados ao significado da educação ambiental. Assim, constata-se uma multiplicidade de sentidos para o ambiente, que oscilam entre saber cientifico e do senso comum. Eles revelam aspectos de participação civil e um conjunto de obstáculos que os professores enfrentem em suas práticas de educação ambiental. São eles curriculares, institucionais e aqueles relacionados à necessidade da aquisição de conhecimentos e enfrentamento de situação inéditas. Nos discursos, os entrevistados têm dificuldades em identificar as suas práticas com a educação ambiental. Entretanto, as experiências revelam elementos significativos para um projeto de educação ambiental. Ressaltam-se a relação afetiva com o ambiente; o estímulo à valorização da realidade dos envolvidos, seja esta referente ao passado ou ao presente; e a participação que denota uma perspectiva de constituição. Os professores se revelam limitados em suas atividades de educação ambiental, indicando conhecimentos insuficientes e a necessidade de uma atualização. Os discursos apontam deficiências nas formações profissionais, que são consideradas muito acadêmicas e afastadas das realidades em que os professores atuam. Os professores revelam que aprendem com a própria prática e explicitam a inadequação das suas formações profissionais. Esses aspectos são considerados na discussão final desse trabalhopt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectProfessores de Ciênciaspt_BR
dc.subject.otherEducação ambientalpt_BR
dc.subject.otherMeio ambientept_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherProfessores Formação  pt_BR
dc.titleConcepção de ambiente e educação ambiental em professores de ciências: multiplos significados?pt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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