Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85ZH2F
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Exercícios para compreender o sistema de escrita: o caso do livro "Letra Viva"
Authors: Sara Mourao Monteiro
First Advisor: Antonio Augusto Gomes Batista
First Referee: Magdah Becker Soares
Second Referee: Maria da Graca Ferreira da Costa Val
Abstract: A pesquisa tem por objeto de estudo a escolarização da escrita, por meio da descrição de análise dos exercícios voltados para a aquisição do código escrito nas propostas de alfabetização que rompem com as tradicionais metodologias de ensino predominantes até o final dos anos 80. Para isso, desenvolve-se um estudo de caso sobre as atividades voltadas para a exploração de sistema de escrita propostas pelo livro LETRA VIVA PROGRAMA DE ESCRITA E LEITURA, publicado pela editora Formato em conjunto com o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária CENPEC, no ano de 1993. Trata-se de obra que, nos anos 90, apresentou um acentuado caráter inovador. O estudo mostrou, em primeiro lugar, que a elaboração de exercícios que concretizam e formalizam uma determinada proposta metodológica de ensino depende fundamentalmente de três eixos condutores: (i) a seleção de procedimentos de ensino que, de uma maneira geral, se apóiam numa determinada concepção de aprendizagem, (ii) a seleção das propriedades do objeto de conhecimento que servirão de referência na condução do processo de ensino, e, por último, (iii) um modo particular de interpretar a função dos exercícios no encaminhamento do processo ensino-aprendizagem. Poderíamos dizer que esses três eixos condutores da elaboração sistemática de exercícios para o ensino na sala de aula dão origem às principais características de uma abordagem metodológica. O estudo mostrou, em segundo lugar, que a abordagem metodológica da aquisição do sistema de escrita, representada pela proposta pedagógica do livro Letra Viva, promove um tipo de escolarização baseado em três eixos: (i) o predomínio de procedimentos de ensino analíticos, mantendo-se assim uma aproximação com o conjunto dos materiais didáticos que se baseiam nos princípios do método analítico de alfabetização, (ii) uma seleção das propriedades do sistema de escrita baseada nos resultados de pesquisas científicas que introduziram, no final dos anos 80 e início dos anos 90, novos paradigmas de aprendizagem, representando uma ruptura com os tradicionais métodos de alfabetização, e, por fim, (iii) uma visão, coerente com os fundamentos teóricos dessas propostas pedagógicas, de que os exercícios são mediadores das relações que se estabelecem no processo ensino- aprendizagem. Os exercícios teriam, então, a função de criar situações de ensino-aprendizagem na sala de aula envolvendo professores e alunos.
Subject: Educação
Escrita Estudo e ensino  DLC
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85ZH2F
Issue Date: 2-Oct-2001
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