Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-86WNQ2
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Práticas de escrita de crianças do primeiro ciclo de alfabetização em situações reguladas pela professora e pelo grupo: em situações reguladas pela professora e pelo grupo
Autor(es): Claudia Starling Bosco
primer Tutor: Maria Zelia Versiani Machado
primer miembro del tribunal : Leiva de Figueiredo Viana Leal
Segundo miembro del tribunal: Isabel Cristina Alves da Silva Frade
Resumen: Esta pesquisa tem como foco as práticas de escrita de gêneros textuais das crianças de duas turmas de uma escola da Rede Municipal de Belo Horizonte, ambas do 1º ciclo de alfabetização, em situações reguladas pelas professoras e outras pelo próprio grupo de crianças. Busca-se: investigar como os gêneros textuais se organizam, se constituem e circulam no contexto escolar; reconhecer quais os conhecimentos que as crianças demonstram ter sobre os gêneros textuais; e refletir sobre o que as crianças pensam sobre a prática escrita dentro e fora da escola. A pesquisa de caráter qualitativo fundamenta-se em procedimentos metodológicos alinhados à perspectiva etnográfica. Conta com a imersão da pesquisadora no campo, com a observação participante, com o registro no diário de campo e com a entrevista semi-estruturada como principais instrumentos de coleta de dados. Fundamenta-se, teoricamente, nos estudos de Bakhtin (2003) por considerarem a linguagem como um fenômeno social, histórico e ideológico. Dessa forma, adota-se a noção bakhtiniana de sujeito como aquele que se constitui interagindo com os discursos do outro. A pesquisa dialoga com o conceito de gênero do discurso, que possibilita a compreensão dos diversos usos da linguagem em diferentes esferas sociais. Também está baseada nos estudos de Ferreiro (1986) sobre a construção da escrita; de Soares (1998) sobre alfabetização e letramento; de Costa Val (1991) e Geraldi (2002) sobre o ensino da escrita; e de Rojo (2001), Bazerman (2005), Dolz e Schneuwly (2004) e Marcuschi (2007) sobre os gêneros textuais. A pesquisa aponta para a existência de um ensino da escrita distante dos usos reais da linguagem e, em contrapartida, para a existência de inúmeras situações de uso pelas crianças dos gêneros textuais, em situações autênticas, nos seus momentos de interação social, embora essas práticas não sejam visíveis aos olhos das professoras e das próprias crianças. Constata- se, também, a riqueza de conhecimentos demonstrados pelas crianças sobre o uso dos gêneros textuais dentro e fora da escola. Os resultados desta pesquisa possuem implicações diretas no que diz respeito à necessidade de se repensar o ensino da escrita, vinculando-o a uma perspectiva dos gêneros textuais, e abrem um leque de possibilidades para compreender melhor o uso da linguagem escrita pelas crianças em processo de alfabetização.
Abstract: This research is focused on the writing practices of textual genres of the children from two different classes of a Municipal Educational School of Belo Horizonte, both at the first level of literacy, produced during exchanges controlled by the educators and by the group of children. The main objectives are: to examine how the textual genres are organized, composed, and spread in the school context; recognize if the children show any awareness of the textual genres; and wonder about what the children think about writing practices inside and outside the school. Structured from the designs of the qualitative research, this work is based on methodological procedures associated to the ethnographic perspective. It is constructed by the immersion of the researcher in the field, participant-observation, use of written diaries, and semi-structured interview as the most important instruments for data collection. The research is based on the studies of Bakhtin (2003), because they consider language as a social, historical and ideological phenomenon. In this sense, it is utilized Bakhtins concepts of individual as the one who is formed from the interaction with others discourses. The research dialogues with the notion of discourse genre, which makes possible to comprehend many uses of language in different social exchanges. It is also based on the studies of Ferreiro (1986) about Writing Production; Soares (1998) about Literacy; Costa Val (1991) and Geraldi (2002) about the Teaching of Writing; and Rojo (2001), Bazerman (2005), Dolz and Schneuwly (2004), and Marcuschi (2007) about Textual Genres. The research points towards the existence of a teaching of writing which differs from the real uses of language, but, on the other hand, it also confirms the existence of plenty of use of textual genres in authentic situations by the children during their moments of social interaction, though such practices are neither noticed by the educator nor by the children. It is also perceived a rich variety of knowledge shown by the children about the uses of textual genres within and outside the school. The results of this research have got direct implications towards the necessity of rethink the teaching of writing, in order to entail the textual genres perspective, and they also have got a wide range of possibilities to better comprehend the use of writing language for children during the literacy process.
Asunto: Escrita Estudo e ensino
Educação
Crianças Escrita
Alfabetização
Educação de crianças
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-86WNQ2
Fecha del documento: 21-may-2010
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
disserta__o_claudia_starling.pdf10.26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.