Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/FAEC-873KFC
Type: | Dissertação de Mestrado |
Title: | Apesar de tudo, bem sucedidas...: um estudo sobre alfabetizadoras de escolas públicas de periferia |
Authors: | Zenaide Ferreira Fernandes de Oliveira |
First Advisor: | Lea Pinheiro Paixao |
First Referee: | Edil Vasconcellos de Paiva |
Second Referee: | Miguel Gonzalez Arroyo |
Abstract: | A escola pública é o local de nossa atual prática de trabalho. Acreditamos nesse trabalho, mas, ao assumir tal posicionamento, não nos tornamos livres das angústias e perplexidades que nos são colocadas em fria transparência no dia-a-dia da escola. Assim, atentas aos limites e possibilidades que o trabalho na escola oferece, tentamos transformar o trabalho mercadoria e mal pago em uma atividade possível de ser força mediadora para mudança.Esse posicionamento é necessário, mas não vamos nos deter em análises nesa direção, pois não temos elementos novos a acresentar aos discursos já existentes sobre a escola e sua função social. tendo crescido em um universo povoado de profesoras, desnvolvemos a ahbilidade de identificá-las em todos os lugares; pelas roupas, linguagem, penteado, gestos e, numa espécie de jogo, nos orgulhávamos de constatar a sempre acertada percepção.Sem qualquer "suspeita" ou análise crítica maior, admirávamos profundamente aquelas mulheres salvas do mundo estreito e reservado ao feminino. |
Subject: | Escolas publicas Educação Alfabetização Educação e Estado |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/FAEC-873KFC |
Issue Date: | 2-Oct-1989 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
1000000136.pdf | 37.64 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.