Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-873KFC
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Apesar de tudo, bem sucedidas...: um estudo sobre alfabetizadoras de escolas públicas de periferia
Autor(es): Zenaide Ferreira Fernandes de Oliveira
Primeiro Orientador: Lea Pinheiro Paixao
Primeiro membro da banca : Edil Vasconcellos de Paiva
Segundo membro da banca: Miguel Gonzalez Arroyo
Resumo: A escola pública é o local de nossa atual prática de trabalho. Acreditamos nesse trabalho, mas, ao assumir tal posicionamento, não nos tornamos livres das angústias e perplexidades que nos são colocadas em fria transparência no dia-a-dia da escola. Assim, atentas aos limites e possibilidades que o trabalho na escola oferece, tentamos transformar o trabalho mercadoria e mal pago em uma atividade possível de ser força mediadora para mudança.Esse posicionamento é necessário, mas não vamos nos deter em análises nesa direção, pois não temos elementos novos a acresentar aos discursos já existentes sobre a escola e sua função social. tendo crescido em um universo povoado de profesoras, desnvolvemos a ahbilidade de identificá-las em todos os lugares; pelas roupas, linguagem, penteado, gestos e, numa espécie de jogo, nos orgulhávamos de constatar a sempre acertada percepção.Sem qualquer "suspeita" ou análise crítica maior, admirávamos profundamente aquelas mulheres salvas do mundo estreito e reservado ao feminino.
Assunto: Escolas publicas
Educação
Alfabetização
Educação e Estado
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-873KFC
Data do documento: 2-Out-1989
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1000000136.pdf37.64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.