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dc.contributor.advisor1Silvania Sousa Nascimentopt_BR
dc.contributor.referee1Celia maria Fernandes Nunespt_BR
dc.contributor.referee2Sergio Dias Cirinopt_BR
dc.creatorMariana de Queiroz Bertellipt_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T06:11:40Z-
dc.date.available2019-08-11T06:11:40Z-
dc.date.issued2010-07-02pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/FAEC-87MMW5-
dc.description.abstractThis paper studies the relationship between museum and school in the context of educational policies. The research aimed to investigate museums identities, images and roles in the institutional discourses of museum and school. Museum discourse was analyzed by educational policies of a science museum in Belo Horizonte, Minas Gerais state. Three different curriculum policies scopes - national, state and municipal - represented the school discourse, named: Parâmetros Curriculares Nacionais for national context, Conteúdos Básicos Comuns from Minas Gerais state and Proposições Curriculares from Belo Horizonte city. We used only the final grades of elementary school curriculum. Datacollection included a documentary research and a semi-structured interview. Content Analysis method was applied to analyze textual documents and interviews discourses. The results indicated inconsistencies between curriculum and museum policies. When considering museum, there was an emphasis on its social and educational aspects, and an effort towards public approachment, especially scholar. Meanwhile, curriculum proposals ignore themuseum educational identity, highlighting, in most cases, just as a complementary function of school education with the role of a mere place for school visits. This work contributes to a better understanding of issues related with the tension relationship between museum and school and also to broaden the debate on the institutionalization of this relationship.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho estuda a relação entre museu e escola no âmbito das políticas educacionais. O objetivo da pesquisa foi investigar identidades, imagens e papéis museais nos discursos institucionais do museu e da escola. O discurso do museu foi analisado por meio das micro- políticas educacionais de um museu de ciência de Belo Horizonte, MG. Três propostas curriculares oficiais de abrangência distintas nacional, estadual e municipal representaram o discurso escolar, sendo elas os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), os Conteúdos Básicos Comuns (CBC) do estado de Minas Gerais e as Proposições Curriculares (PC) do município de Belo Horizonte, respectivamente. Foram utilizados apenas os currículos destinados às séries finais do Ensino Fundamental. A coleta de informações contou com a pesquisa documental e a entrevista semi-estruturada. O método da Análise de Conteúdo foi utilizado para analisar os discursos textuais dos documentos e da entrevista. Os resultados do estudo indicaram um distanciamento entre propostas curriculares e as políticas museais pesquisadas. Por parte do museu, observa-se uma ênfase em seus aspectos social e educativo, além de uma busca por aproximação com o público, especialmente o escolar. Já as propostas curriculares ignoram a identidade educativa do museu, ressaltando, em sua maioria, a função de complemento à educação escolar e de mero receptor de visitas escolares. Este trabalho contribui para a compreensão de aspectos envolvidos na tensão existente na relação entre museu e escola e para ampliar o debate sobre a institucionalização dessa relação.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectImagem institucionalpt_BR
dc.subjectcurrículospt_BR
dc.subjectpolíticas educacionaispt_BR
dc.subjectrelação museu-escolapt_BR
dc.subjectIdentidade institucionalpt_BR
dc.subject.otherMuseus Aspectos educacionaispt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherEnsino fundamentalpt_BR
dc.subject.otherEducação e Estadopt_BR
dc.titleIdentidades, imagens e papéis museais nos discursos institucionais sobre a relação museu-escolapt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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