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http://hdl.handle.net/1843/FAEC-87MNKQ
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Oder Jose dos Santos | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Miguel Gonzalez Arroyo | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Lucia Emilia Nuevo Barreto Bruno | pt_BR |
dc.creator | Gildo Scalco | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-10T11:03:43Z | - |
dc.date.available | 2019-08-10T11:03:43Z | - |
dc.date.issued | 1987-12-01 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/FAEC-87MNKQ | - |
dc.description.resumo | este estudo constitui uma análise que "desentoca" a prática educativa de um grupo de trabalhadores da região Industrial de Belo Horizonte/Contagem.Representa um momento da caleidoscópica imagem do cotidiano dos trabalhadores, onde criam seu espaço educativo especifíco. A análise mostra que, em um movimento que se autoconstitui, aqueles sujeitos se autogovernam, ao expressarem os cuidados que têm com sua educação. Demonstra, a partir dos próprios protagonistas, os caminhos, as formas de organização e as relações pedagógicas que são construídas no processo educativo ali desenvolvido.Revela, na sua dinâmica interna e na prática educativa mais geral, que aqueles sujeitos buscam nessa experiência resgatar o passado pela redescoberta do tempo, afirmando sua diferença e compreendendo suas vivências cotidianas fragmentadas. O dia-a-dia da sala-de-aula daqueles trabalhadores, pelo cruzamento das experiências vividas e narradas, expressa a possibilidade da reelaboração da sua identidade.A partir da emergência desses sujeitos, a prática educativa ali desenvolvida explicita formas de relação que permitem pensar aquele espaço educativo como o lugar da constituição permanente da memória daqueles agentes . Enfim, as práticas ali desenvolvidas revelam as formas expressivas de autonomia como imprescindíveis à gestação da pedagogia dos trabalhadores. Vale dizer, ainda, que tal espaço educativo constitui um lugar privilegiado, em que a racionalização da vida se tem curvado frente à "experiência humana", enquanto a educação do humano emerge, ajuntando os fragmentos da identidade daqueles sujeitos trabalhadores. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Cotidiano dos trabalhadores | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Autonomia | pt_BR |
dc.subject.other | Educação para o trabalho | pt_BR |
dc.subject.other | Trabalhadores Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Sociologia educacional | pt_BR |
dc.subject.other | Educação Aspectos sociais | pt_BR |
dc.title | Educação e autonomia: uma construção no cotidiano dos trabalhadores | pt_BR |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
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