Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-87YPQC
Type: Tese de Doutorado
Title: A relação pedagógica e a avaliação no espelho do portfólio: memórias docentes e discentes
Authors: Marcia Ambrosio Rodrigues Rezende
First Advisor: Francisca Izabel Pereira Maciel
First Referee: Vera Maria Masagão Ribeiro
Second Referee: Hercules Corrêatoledo
Third Referee: Maria Zelia Versiani Machado
metadata.dc.contributor.referee4: Lucia Helena Alvarez Leite
Abstract: Esta tese tem como objeto de estudo a relação pedagógica e as oportunidades formativas gestadas a partir da construção de portfólios de aprendizagens: memórias da docente e dos discentes. Teve sua gênese na discussão realizada no mestrado e em uma experiência profissional acadêmica como professora substituta no Curso de Didática de Licenciatura na FaE/UFMG, nos anos de 2002, 2003 e 2004. As perguntas centrais da pesquisa são: 1. Quais conhecimentos e significados os docentes e discentes constroem em sala de aula quando vivenciam a construção de portfólios de aprendizagens num contexto de relação pedagógica dialógica e participativa? 2. Quais sentidos novos, saberes e valores são apreendidos nesta relação? 3. Quais oportunidades formativas são incorporados na formação do professor que vivencia esta experiência? Uma abordagem qualitativa de investigação analítico-descritiva foi realizada a partir de um processo de coleta de dados por meio da (re-) escrita da experiência docente, grupos focais e análises das fotografias (reconstituição dos álbuns de fotos das turmas) e dos portfólios de aprendizagens. Aprofundou-se nas tramas dessa experiência no intuito de desvendar os resultados que revelaram três descobertas: 1. os projetos de trabalho representam uma estratégia pedagógica significativa de construção de conhecimento; 2. o portfólio é uma prática formativa de avaliação; 3. a fotografia se revela como uma possibilidade de criação e produção discente. Como resultados destacam-se: primeiro, a relação pedagógica com o permanente diálogo entre docente e estudante, estudante/estudante com ênfase no processo de aprender; segundo, realizam-se processos múltiplos de recriação e ressignificação de práticas pedagógicas gestando oportunidades formativas e demonstra a apropriação das múltiplas linguagens; terceiro, as práticas de leitura, escrita e pesquisa durante o processo envolvem estratégias de revisão e reflexão sobre as atividades exercitando ciclicamente a autoavaliação e a autorregulação de maneira significativa. Destacam-se ainda alguns entraves que precisam ser vencidos: a mudança da concepção de avaliação como a quantificação que permeia o pensamento dos estudantes e professores e a inserção de outras disciplinas que possam compartilhar dessa prática para a assunção de um novo lugar para a avaliação no contexto acadêmico.
Abstract: The present work has as study object the pedagogical relationship and the formative opportunities created by the construction of learning portfolios: teachers and students memories. It has its genesis on the discussions during the master and an academic professional experience as a substitute teacher in the Didactical Course for Teaching Licensing at FaE/UFMG, in the years 2002, 2003 and 2004. The central questions are: first, which knowledge and meanings teachers and students construe in class when they experience the construction of learning portfolios in a context of a dialogical and participative pedagogical relationship? Second, what new meanings, knowledge and values are grasped from that relationship? third, which formative opportunities are aggregated to the formation of the teacher who lives that experience? A qualitative investigative-analytical-descriptive approach was carried out from a data collecting process using the re-written of the teacher experience, focal groups and analysis of photographs (reconstitution of the book of photos from the classes) and of the learning portfolios. We have studied deep the experience to find out the results that led to three discoveries: first, work projects represent a significant pedagogical strategy of knowledge construction; second, portfolio is a formative practice of evaluation; third, photograph show to be a possibility of student creation and production. As results of the present work, we highlight: the pedagogical relationship with the permanent dialog between teachers and students; multiple processes of re-creation and re-signification of pedagogical practices producing formative opportunities and revealing appropriating of multiple languages; reading, writing and research practices during the process involve strategies of revision and reflection of the activities, exercising cycling the self-evaluation and self-regulation in a significant way. It also highlights some obstacles that must be overcome: changing the conception of evaluation as a quantification that permeate the thoughts of students and teachers and the insertion of new disciplines that can share that practice in order to put the evaluation in a new place in the academic context.
Subject: Educação
Professores Formação
Pratica de ensino
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-87YPQC
Issue Date: 6-May-2010
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese_completa1.pdf24.02 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.