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dc.contributor.advisor1Fernando Selmar Fidalgo de Oliveirapt_BR
dc.contributor.referee1Marcio Pochmannpt_BR
dc.contributor.referee2Leoncio Jose Gomes Soarespt_BR
dc.contributor.referee3Antonio Julio de Menezes Netopt_BR
dc.contributor.referee4Eduardo Fleury Mortimerpt_BR
dc.creatorGladys Rodrigues de Andradept_BR
dc.date.accessioned2019-08-11T16:10:30Z-
dc.date.available2019-08-11T16:10:30Z-
dc.date.issued2004-01-14pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/FAEC-88EQS3-
dc.description.resumoEste trabalho analisa o papel da articulação das políticas sociais educação, assistência social e políticas públicas de emprego, trabalho e renda, como um caminho para o desenvolvimento da autonomia, condição necessária para construção da cidadania de sujeitos em condição de vulnerabilidade social, em particular os atendidos pelo Qualificarte Centro Público de Formação Profissional da Secretária Municipal da Assistência Social da Prefeitura de Belo Horizonte. Objetiva também: analisar quais os benefícios trazidos pelo Qualificarte para as suas vidas, na opinião dos egressos entrevistados, além de avaliar quais as ações necessárias que deveriam ser complementares à formação profissional, para que esta possa contribuir de maneira eficaz, para a inserção produtiva dos cursistas. A orientação teórica da investigação referencia-se na perspectiva sócio-histórica, por entendermos ser esta a concepção mais adequada para a compreensão das origens da vulnerabilidade social que atinge parcela tão significativa da sociedade. Quanto aos procedimentos metodológicos adotados, referenciei-me em minha experiência como educadora do Qualificarte, buscando respeitar as características dos sujeitos entrevistados. As entrevistas foram abertas, apenas estimulei os entrevistados a falarem dos fatos que considerassem relevantes de suas vidas, onde a única pergunta dirigida foi acerca de sua compreensão sobre cidadania e se eram cidadãos. O resultado deste trabalho aponta para a necessidade de uma articulação das políticas públicas de emprego, trabalho e renda com as demais políticas sociais, para efetivamente, promover a inserção produtiva dos sujeitos, proporcionando-lhes a autonomia, passo fundamental para a cidadania. Portanto, a conclusão é a de que, apenas com um esforço de articulação de políticas sociais, das três esferas de governo, e, dos governos com a sociedade civil, é possível enfrentar as históricas mazelas sociais que levam tantas pessoas a condição de vulnerabilidade social.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectO papel da articulação das políticas sociaispt_BR
dc.subject.otherEducação para o trabalhopt_BR
dc.subject.otherEducação e estadopt_BR
dc.subject.otherEnsino profissionalpt_BR
dc.titlePolíticas sociais e educação profissional: caminho para a autonomia, condição para a cidadaniapt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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