Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-8MLMXV
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Origem geográfica e estratégias de escolarização: um estudo sobre estudantes migrantes do interior de Minas Gerais para a capital
Authors: Solange Aparecida da Fonseca Lopes
First Advisor: Maria Alice de Lima Gomes Nogueira
First Co-advisor: Claudio Marques Martins Nogueira
First Referee: Maria Jose Braga Viana
Abstract: Este trabalho procurou compreender, a partir da perspectiva teórica da Sociologia da Educação, o processo de migração do interior do Estado de Minas Gerais para a Capital e as estratégias de escolarização de alunos do ensino médio de um tradicional colégio confessional da rede privada de Belo Horizonte, cujas famílias pertencem às classes médias e superiores da população. Com base em pesquisas empíricas, que incluem a origem geográfica como um dos fatores que podem impactar na trajetória escolar dos alunos, partiu-se do pressuposto de que os jovens interioranos apresentam desvantagens culturais quando comparados com seus pares da Capital, em razão da maior oferta de bens culturais legítimos existente nos grandes centros urbanos. Para isso, apoiamo-nos: a) nos estudos do sociólogo Pierre Bourdieu, que apontam uma forte correlação entre o desempenho escolar e a herança cultural; b) nas pesquisas de Bernard Charlot e de Philippe Perrenoud, que analisam a relação dos alunos e de suas famílias com o saber e com a escola. A pesquisa empírica foi constituída de análise documental e de entrevistas semi-estruturadas. Foram realizadas entrevistas com: a) dez estudantes do ensino médio: seis oriundos de cidades pequenas e médias do interior de Minas Gerais; e quatro moradores em Belo Horizonte; b) nove famílias desses estudantes: cinco residentes no interior e quatro residentes em Belo Horizonte; c) sete educadores responsáveis pelo acompanhamento desses alunos: cinco professores, uma orientadora educacional e uma coordenadora do Departamento de Integração Social do colégio referido. Os resultados evidenciam uma maior mobilização dos estudantes interioranos face aos estudos, quando comparados com seus pares da Capital. Indicam também que o processo de migração, do ponto de vista das famílias, constitui uma estratégia de reconversão de capital econômico em capital escolar e social, como parte de um processo mais amplo de reprodução social, nos termos de Pierre Bourdieu.
Abstract: This work aimed to understand, from the perspective of Educational Sociology, the migratory process from the countryside of Minas Gerais to the Capital, and the educational strategies for the secondary school students of a traditional confessional private school of Belo Horizonte, whose families belong to middle and superior economic classes of the population. Based upon this empirical researches, which includes geographical origin as one of the factors which may have impact over the student school trajectory, based on the assumption that countryside young people present cultural disadvantages when compared to those from the Capital due to a lager offer of legitimate cultural assets present at major urban centers. In order to do this, we based upon: a) Pierre Bourdieu sociological studies, which indicate a strong correlation between school performance and cultural inheritance; b) the researches of Bernard Charlot and Philippe Perrenoud that analyses the relation between students and their families, knowledge and school. The empirical research constituted of a documental analysis and semi-structured interviews. Interviews have been made to: a) ten secondary school students: six from small to medium countryside cities of Minas Gerais and four inhabitants of Belo Horizonte; b) nine families of this students: five living on the countryside and four living in Belo Horizonte; c) seven educators responsible for the following up this students: five teachers, one educational advisor and the Social Integration Department coordinator. Results have shown a larger mobilization of countryside students towards the studies when compared to their pairs from the Capital. The results also indicate that the migration process, from the families point of view, represents a strategy of reconversion of the economical capital into social and educational capital as part of a broader process of social reproduction, in the words of Pierre Bourdieu.
Subject: Educação Finalidades e objetivos
Sociologia educacional
Educação
Motivação na educação
Estudantes Aspectos sociais
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-8MLMXV
Issue Date: 27-Aug-2008
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o.pdf1.82 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.