Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/FAFI-7TPQ69
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cesar Geraldo Guimaraespt_BR
dc.contributor.referee1André Guimarães Brasilpt_BR
dc.contributor.referee2Cláudoa Cardoso Mesquitapt_BR
dc.contributor.referee3Maria Cristina Franco Ferrazpt_BR
dc.contributor.referee4Rogério Luzpt_BR
dc.creatorRoberta Oliveira Veigapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T20:03:07Z-
dc.date.available2019-08-14T20:03:07Z-
dc.date.issued2008-10-30pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/FAFI-7TPQ69-
dc.description.resumoComo a máquina de guerra do cinema moderno pode ser reinventada no interior dos atuais regimes de visibilidade? A partir dessa indagação a tese investiga os recursos expressivos de que no cinema contemporâneo dispôe para confrontar os poderes que, por meio dos dispositivos de controle social, político e cognitivo, regulam os modos de ver. Nesse terreno de disputas, para garantir a pedagogia da percepção que lhe é peculiar, o cinema também se configura como dispositivo e interroga o olhar do espectador adestrado pelo espetáculo e guiado pelas máquinas de controle.Cinco filmes são analisados: Dogville, de Lars von trier (Ale/ Fran/ Sue/ 2003); Dez (Iran/França, 2002) de Abbas Kiarostami; No quarto da Vanda (Portugal, 2000) de Pedro Costa; Lá-bas (Bélgica/França, 2006) de Chantal Akerman; Berlim 10/90 (França,1991), de Robert Kramer. Como as análises revelam, o dispositivo prooduz uma estética do confinamento que, ao mesmo tempo, constrange o olhar e inventa novas modalidade de experiência cinematrográfica.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEspetáculopt_BR
dc.subjectControlept_BR
dc.subjectEstética do confinamentopt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectDispositivopt_BR
dc.subject.otherNo quarto da Vanda (Filme)pt_BR
dc.subject.otherDogville (Filme)pt_BR
dc.subject.otherTen (Filme)pt_BR
dc.subject.otherLá-bas (Filme)pt_BR
dc.subject.otherComunicação de massapt_BR
dc.subject.otherBerlin 10/90 (Filme)pt_BR
dc.subject.otherCinemapt_BR
dc.titleA estética do confinamento: o dispositivo no cinema contemporâneopt_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
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