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http://hdl.handle.net/1843/FAFI-7TPQ69
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Cesar Geraldo Guimaraes | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | André Guimarães Brasil | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Cláudoa Cardoso Mesquita | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Maria Cristina Franco Ferraz | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Rogério Luz | pt_BR |
dc.creator | Roberta Oliveira Veiga | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-14T20:03:07Z | - |
dc.date.available | 2019-08-14T20:03:07Z | - |
dc.date.issued | 2008-10-30 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/FAFI-7TPQ69 | - |
dc.description.resumo | Como a máquina de guerra do cinema moderno pode ser reinventada no interior dos atuais regimes de visibilidade? A partir dessa indagação a tese investiga os recursos expressivos de que no cinema contemporâneo dispôe para confrontar os poderes que, por meio dos dispositivos de controle social, político e cognitivo, regulam os modos de ver. Nesse terreno de disputas, para garantir a pedagogia da percepção que lhe é peculiar, o cinema também se configura como dispositivo e interroga o olhar do espectador adestrado pelo espetáculo e guiado pelas máquinas de controle.Cinco filmes são analisados: Dogville, de Lars von trier (Ale/ Fran/ Sue/ 2003); Dez (Iran/França, 2002) de Abbas Kiarostami; No quarto da Vanda (Portugal, 2000) de Pedro Costa; Lá-bas (Bélgica/França, 2006) de Chantal Akerman; Berlim 10/90 (França,1991), de Robert Kramer. Como as análises revelam, o dispositivo prooduz uma estética do confinamento que, ao mesmo tempo, constrange o olhar e inventa novas modalidade de experiência cinematrográfica. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Espetáculo | pt_BR |
dc.subject | Controle | pt_BR |
dc.subject | Estética do confinamento | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Dispositivo | pt_BR |
dc.subject.other | No quarto da Vanda (Filme) | pt_BR |
dc.subject.other | Dogville (Filme) | pt_BR |
dc.subject.other | Ten (Filme) | pt_BR |
dc.subject.other | Lá-bas (Filme) | pt_BR |
dc.subject.other | Comunicação de massa | pt_BR |
dc.subject.other | Berlin 10/90 (Filme) | pt_BR |
dc.subject.other | Cinema | pt_BR |
dc.title | A estética do confinamento: o dispositivo no cinema contemporâneo | pt_BR |
dc.type | Tese de Doutorado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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