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Type: Dissertação de Mestrado
Title: Entre o Erudito e o Popular: as tramas, os dramas e as aventuras progressivas de uma banda classe média em BH
Authors: Vladmir Agostini Cerqueira
First Advisor: Rosangela Pereira de Tugny
First Referee: Heloisa Faria Braga Feichas
Second Referee: Pedro Peixoto Ferreira
Abstract: Este trabalho de pesquisa foca a atividade musical de uma banda de rock tida por imprensa e fãs como representante do gênero progressivo. Buscando em jornais, revistas e fóruns de discussão algumas falas emitidas em torno dos dois discos lançados pelo grupo: Martelo (Cartoon, 1999) e Bigorna (Cartoon, 2002), constatamos a percepção coletiva de uma diferença, que se reflete nos discursos de forma variada. Por um lado, existe uma tendência à divisão da audiência em torno daqueles que preferem Martelo e aqueles que preferem Bigorna; por sua vez, os músicos procuram estabelecer uma relação de evolução entre os trabalhos. Partindo dessa multiplicidade de sentidos, nosso objetivo consiste na reconstrução dos processos de produção musical envolvidos, estes profundamente marcados pelo modo de uso da partitura e do estúdio de gravação. Isto reflete dois quadros diversos de convivência social entre os músicos, e diferentes atribuições de papéis dentro do grupo. A conseqüente mudança do discurso musical resulta no estranhamento da audiência, que se vê na condição de renegociar os sentidos da música da banda. Trata-se de um fenômeno local e marginal em relação à música pop das paradas de sucesso e dos hits musicais; não pressupomos, contudo, uma exata reprodução das estruturas matriciais. Entendemos o contexto filial como uma adaptação ressignificada e possível diante de tantas outras, e desta forma única. O mesmo se observa na questão do gênero progressivo, em relação ao qual a música do grupo cria movimentos de aproximação e afastamento que problematizam localmente tanto a questão da música pop quanto a noção do gênero musical.
Abstract: This research focuses on the musical activity of a rock band considered, by the press and the fans, a representative of the progressive genre. Searching in newspapers, magazines and internet forums for opinions about the two albums of the group: Martelo (Cartoon, 1999) and Bigorna (Cartoon, 2002), we ascertained a collective perception of a difference between them. Some fans prefer Martelo and others prefer Bigorna. The musicians, on the other hand, try to establish a relation of evolution between the two albums. Considering this multiple perceptions, our goal is to reconstruct the musicalproduction processes involved, which are deeply connected with the use of the music scores and the recording studio. This reflects two different pictures of social interaction between the musicians, who play different parts in the group. The consequent change in the musical discourse results in an unfa miliarity of the audience, which sees itself in the condition to renegotiate the musics meanings. This is a local phenomenon related to the mainstream of pop music and musical hits. However, we dont assume an exact reproduction of the mainstreams structures. We see the marginal context as a resignified and possible adaptation among many others and therefore, unique. The same observations are made when it comes to the progressive genre, in relation to which the groups music creates movements of attraction and repulsion that lead to the discussion of both pop music and the notion of music genre.
Subject: Rock Progressivo
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/GMMA-7YKHCL
Issue Date: 23-Apr-2007
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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