Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/HJPB-67BJG2
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Luciola Licinio de C P Santospt_BR
dc.contributor.referee1Edil Vasconcelos de Paivapt_BR
dc.contributor.referee2Leila de Alvarenga Mafrapt_BR
dc.contributor.referee3Maria do Carmo de Lacerda Peixotopt_BR
dc.contributor.referee4Samira Zaidanpt_BR
dc.creatorArlete Maria Monte de Camargopt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T17:32:25Z-
dc.date.available2019-08-14T17:32:25Z-
dc.date.issued2004-12-20pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/HJPB-67BJG2-
dc.description.abstractThe main objective of this study was to analyse the curricular changing processes of teacher education programs that aim at educating teachers for the first grades of fundamental school that have taken place at three universities in the state of Pará, northern region of Brazil. The universities are Universidade Estadual do Pará (UEPA), Universidade Federal do Pará (UFPA), and Universidade da Amazônia (UNAMA). In order to accomplish this objective I analysed different texts on the issue from different sources, which include official texts, academic texts, and non-official and non-academic texts by representatives of groups involved in curricular discussions. I also analysed the new curricula for teacher education programs aiming at educating teachers for the first grades of fundamental school at the previously mentioned universities. I was particularly interested in understanding how the different conceptions present in those texts influenced the new teacher education programs. Two main contributions from the official texts were identified: the curricular constituents of teaching practice, and the decisions about what the table of contents for the fundamental school should be. One contribution from the texts generated inside the Associação Nacional para a Formação de Profissionais da Educação (ANFOPE) was identified: the embodiment of concepts such as national basic curriculum and pedagogical work, specially within Pedagogy Programs that aim at educating teachers for the first grades of fundamental school. I believe it is worthy mentioning that the different conceptions of the groups that had discussed curricular changing inside the different universities is an embodiment of their beliefs and that they have been of primary importance to the processes. The analysis of the different curricula makes it evident that they display an interplay of different voices from different texts.pt_BR
dc.description.resumoA análise do processo de mudanças nas concepções curriculares sobre a formação de professores das séries iniciais do ensino fundamental em nível superior se constitui no objetivo central deste estudo. Para isto desenvolveu-se análise dos discursos veiculados em textos oficiais, textos acadêmicos e oriundos dos movimentos sociais organizados sobre currículos de formação de professores para os anos iniciais da escolaridade com vista a estabelecer relação entre essas influências e a recontextualização de novas propostas curriculares (textos escritos) dos cursos de formação de professores das séries iniciais do Ensino Fundamental de instituições de ensino superior no estado do Pará, no caso a UEPA, UFPA e UNAMA. A influência do espaço discursivo relativo às orientações oficiais se refletirá nos textos analisados através da evidência dada aos componentes curriculares direcionados para a prática docente e conteúdos do Ensino Fundamental. Um outro aspecto a ser destacado é a influência do espaço discursivo construído pela ANFOPE evidenciado através da incorporação de conceitos como base comum nacional e trabalho pedagógico, sobretudo nos cursos de Pedagogia voltados para formação de professores para as séries iniciais. À exceção do curso de Pedagogia da UFPA, a análise do currículo das instituições estudadas confirma ainda a tendência em desenvolver cursos de formação em serviço, através de propostas diferenciadas, de menor duração, tendência que pode ser observada em âmbito nacional e internacional e que se insere dentro da lógica que privilegia a relação custo-benefício. A análise dos diferentes currículos evidencia ainda a idéia de intertextualidade, tendo em vista que é possível perceber no discurso desses textos a presença de tantos outros enunciados, oriundos de distintas formações discursivas.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSéries iniciaispt_BR
dc.subjectParápt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherProfessores Formaçãopt_BR
dc.subject.otherPráticas pedagógicaspt_BR
dc.titleTendências de dilemas nas políticas públicas de formação de professores para as séries iniciais: o caso do Parápt_BR
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
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