Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/HJPB-7FVFJ5
Tipo: | Dissertação de Mestrado |
Título: | O currículo na educação de jovens e adultos: uma experiência em construção |
Autor(es): | Rita Aparecida Rocha |
Primeiro Orientador: | Leoncio Jose Gomes Soares |
Primeiro membro da banca : | Maria Amelia Gomes de C Giovanetti |
Segundo membro da banca: | Carmem Lucia Eiterer |
Resumo: | Este estudo situa-se no campo da educação de jovens e adultos acerca da construção de um currículo para educandos jovens e adultos. Tendo como referencial teórico a produção referente ao currículo, à educação de jovens e adultos e à educação popular, este texto propõe-se a compreender como a escola em estudo elabora o currículo para esse público, buscando apontar, nessa experiência, as suas elaborações e contribuições para o campo do currículo e para a educação de jovens e adultos. Pretende-se ainda apontar como essa experiência consegue avançar e criar tempos e espaços diferenciados considerando as especificidades dos educandos jovens e adultos, no interior de uma política curricular ainda marcada pela cultura disciplinar e no campo da Educação de Jovens e Adultos pela ainda incipiente sistematização de propostas efetivas para o trabalho com esse público. Esta pesquisa refere-se à escola de educação de jovens e adultos onde atuo como coordenadora, abarcando o período compreendido entre 2001 e 2007. Foram espaços de observação: as atividades desenvolvidas em sala de aula e fora dela, as atividades realizadas em parcerias com outros espaços sociais, a reunião de formação de educadores e os tempos e espaços criados para pensar e avaliar o currículo com os educandos jovens e adultos. Este estudo é também fruto de minha trajetória como educadora nos movimentos sociais, nos estudos da academia, na atuação como coordenadora dessa escola, e nas discussões desenvolvidas nos espaços de discussão de políticas educacionais. |
Abstract: | This study approaches the educational field for young and adults, with the purpose of elaborating a curriculum for this public. With theorical background in curriculum production, education for young and adults, and social education, the text intends to explain how the schools produces and work their curriculum for this public, and also will try to point out thoughts and contributions for its elaboration. It also shows how this experience can advance and produce time and space, considering the particularities of young and adults students, in a curricular point of view, still marked by a disciplinary culture, and in the young and adults students field, by the systematization of effective purposes to work with this public. The study had as reference, the school that I worked as a coordinator, during the period from 2001 to 2007. The informations occurred during activities that happened inside and outside the classrooms, promoted in other social environments, while capacitating educators, and during other times destined to think and evaluate the curriculum for young and adults students. This study is a result of my course, and as my experience as an educator in the social area, in academic studies, as a coordinator, and with discussions concerning the educational policies. |
Assunto: | Currículos Educação Professores Avaliação Formação profissional Avaliação educacional Educação de adultos |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/HJPB-7FVFJ5 |
Data do documento: | 20-Jun-2008 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
disserta_ao_rita_rocha___novembro_de_2008__vers_o_final_.pdf | 3.53 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.