Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/ICBB-BD5PHX
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Marco Aurelio Soarespt_BR
dc.creatorLindisey Silva de Paulapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T16:42:01Z-
dc.date.available2019-08-14T16:42:01Z-
dc.date.issued2018-03-09pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/ICBB-BD5PHX-
dc.description.abstractMicrobiology is the study of microorganisms life which encompasses the identification, form, way of life, reproduction, physiology and their metabolism. It also studies their relations with the environment and other species, understanding the benefits or harm of those interactions. It is currently a subject that involves many types of research because it is an interesting and dynamic discipline since many of these microorganisms are pathogenic. Through the study of this theme, the student obtains a knowledge about the interaction of these microorganisms and their hosts, therefore avoiding diseases and even learning about good practices that will increase the barriers of protection against many pathogens. Through the study of these little beings, we discover their importance and influence in our daily life, demonstrating how their existence makes all the difference in our ecosystem. In addition, they hold great importance in our economy in sectors such as agriculture, gastronomy, the pharmaceutical industry with the production of medicines and vaccines that are capable of curing and preventing diseases that could cause major catastrophes to our population. To achieve an efficient study in this area, the use of equipment, materials, adequated structures, and specialized professionals is a great differential. But in our educational context, the reality is quite different, not only because of the high cost of this whole structure but also due to the traditional models of teaching, which no longer reach the interest and attention of the student. The methods of decoration and memorization of texts in textbooks are impaired because of the information already outdated that they have. The use of efficient channels of information that we have today but that are not available in classrooms can be used as a tool to improve the potential for teaching-learning. Therefore, the creation of the National Curriculum Parameters proposed a knowledge-based teaching in which the students are able to assimilate the content administered in the classroom and play it in their daily life, understanding the importance of this knowledge throughout their life. Therefore, the aim of this work is to use efficient, pedagogical and complementary methods to create and awaken in the student and promote the desire to discover, know, prevent and treat recurrent diseases present in our daily life. Those illnesses are acquired by microorganisms, especially by bacteria (the focus of this work) that affect the human being. Moreover, it is important to publicize these new methods so that the educational professionals can have the opportunity to seek, adapt and improve their knowledge and style of teaching. Those publicized materials as lectures, symposia, scientific journals, and congresses will help teachers to provide an effective, dynamic, active way, to promote a revival and a revolution in our school reality.pt_BR
dc.description.resumoA microbiologia é o estudo da vida dos microrganismos que abrange a identificação, forma, modo de vida, reprodução, fisiologia e seu metabolismo, além de suas relações com o meio ambiente e outras espécies, trazendo benefícios ou malefícios nesse convívio. Atualmente é uma disciplina que envolve muitas pesquisas, por ser uma matéria interessante e dinâmica, já que muitos desses microrganismos são patógenos. Através do estudo dessa disciplina o aluno obtém um conhecimento sobre a interação desses microrganismos e seus hospedeiros, criando conhecimento e até mesmo barreiras de proteção contra muitos agentes patogênicos. Através do estudo desses pequenos seres é que descobrimos sua importância e influência em nosso cotidiano, demostrando como a sua existência faz toda diferença em nosso ecossistema. Além disso, eles possuem grande importância na nossa economia em setores como a agricultura, a gastronomia, a indústria farmacêutica com a produção de medicamentos e vacinas que são capazes de curar e prevenir doenças que poderia causas grandes catástrofes em nossa população. Tendo em vista, que para um estudo eficiente nessa área, a utilização de equipamentos, materiais, estruturas preparadas e profissionais especializados é um grande diferencial. Mas em nosso contexto educacional a realidade é bastante diferente, não somente pelo alto custo de toda essa estrutura, mas também pelos modelos tradicionais de ensino, que não alcançam mais o interesse e a atenção do aluno, com métodos de decoração e memorização de textos em livros didáticos com informações já ultrapassadas, mediante a eficiência dos canais de informações que possuímos hoje e que não são disponibilizadas nas salas de aulas para que possamos utilizar como uma ferramenta de grande potencial de ensino aprendizagem. Por isso, a criação dos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) propôs um ensino voltado ao conhecimento em que o aluno consiga assimilar o conteúdo administrado em sala e jogá-lo em seu cotidiano, vendo a importância desse conhecimento ao longo de sua vida. Portanto, o intuito deste trabalho é utilizar métodos alternativos eficientes, pedagógicos e também complementares para criar e despertar no aluno a vontade de descobrir, conhecer, prevenir e tratar doenças recorrentes em nosso dia a dia, adquiridas pelos microrganismos, especialmente por bactérias (foco deste trabalho) que afetam o ser humano. Além disso, é importante a divulgação desses novos métodos para que o profissional possa ter a oportunidade de buscar, adaptar e aperfeiçoar seu conhecimento e seu estilo de ministrar as aulas, através de palestras, simpósios, revistas científicas e congressos com a intenção de que esse conhecimento chegue aos nossos estudantes de forma eficaz, dinâmica, ativa, proporcionando um reavivamento e uma revolução em nossa realidade escolar.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Microbiologiapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectMétodos Alternativospt_BR
dc.subjectDoenças Bacterianaspt_BR
dc.subjectAprendizagem Significativapt_BR
dc.subject.otherMicrobiologiapt_BR
dc.subject.otherEnsinopt_BR
dc.subject.otherInfecções Bacterianaspt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherAprendizagempt_BR
dc.titleJogo de doenças bacterianas: metodologia alternativa para o ensino de Microbiologiapt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Microbiologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia_microbiologia_2017_lindisey_silva_jogo_de_doen_as_bacterianas.pdf1.66 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.