Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/ICBC-6W7H8K
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Efeito da deleção genética do receptor da angiotensina - 1-7, MAS, na morfologia e expressão de proteínas da matriz extracelular em corações de camundongos adultos e neonatais
Autor(es): Elisandra Gava de Castro
primer Tutor: Gregory Thomas Kitten
primer Co-tutor: Robson Augusto Souza dos Santos
primer miembro del tribunal : Anderson Jose Ferreira
Segundo miembro del tribunal: Claudia Rocha Carvalho
Resumen: A expressão de vários tipos de colágenos e outras proteínas da matriz extracelular (MEC) mostram estar alteradas sob várias condições fisiológicas e patológicas. O Sistema Renina Angiotensina (SRA) apresenta um papel importante na biossíntese da MEC dentro do coração. Foi mostrado recentemente que angiotensina-(1-7) (Ang1-7) é um ligante endógeno do receptor Mas, o qual esta acoplado à proteína G e modula várias funções importantes no coração (Santos et al., 2003). Porém, pouco se sabe sobre o papel da Ang 1-7 e receptor Mas na modulação da síntese dos componentes da MEC. Neste estudo, foi analisado, , os efeitos da deleção genética do receptor Mas na expressão e distribuição de proteínas específicas da MEC em corações de camundongos. Foram utilizados camundongos knockout para o receptor Mas (KO-Mas) e seu controle (WT), machos, adultos e neonatais. Os níveis de proteínas (colágenos I, III, VI e fibronectina) foram analisados em diferentes áreas dos corações utilizando técnicas de imuno-histoquímica e microscopia confocal de varredura a laser. Além disso, foram analisadas a morfologia e ultraestrutura da parede do miocárdio dos animais KO-Mas e comparados com controle. Colorações histoquímica (ex. H&E, Tricrômico de Gomori, Picrosirius) foram usadas para o estudo da estrutura geral e organização do tecido conjuntivo cardíaco. Microscopia eletrônica de transmissão foi utilizada para determinar possíveis alterações ultraestrutural no miocárdio. De forma interessante, nossos resultados mostraram que enquanto a expressão de colágenos I e III, como também a fibronectina, uma outra proteína da MEC, estão aumentados em camundongo KO-Mas adultos e neonatais, o colágeno VI está significativamente diminuído no miocárdio. Além disso, observamos também que as mudanças de expressão de proteínas da MEC não estão limitadas ao miocárdio, mas também foram observadas em válvulas cardíacas. Nenhuma diferença foi observada nos átrios. Essas observações sugerem que a Ang 1-7 e seu receptor, Mas, está envolvido na expressão seletiva de proteínas especificas da MEC no coração.
Asunto: Angiotensina Receptores
Matriz extracelular
Biologia celular
Receptor MAS
Sistema renina-angiotensina
Deleção de genes
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ICBC-6W7H8K
Fecha del documento: 3-mar-2006
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
_disserta__o_elisandra_gava.pdf16.34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.