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Type: Tese de Doutorado
Title: Educação, desenvolvimento e migração em cidades médias de Minas Gerais equipadas com Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
Authors: Adriana Mota Barbosa
First Advisor: Ralfo Edmundo da Silva Matos
First Referee: Cassiano Caon Amorim
Second Referee: José Irineu Rigotti
Third Referee: Carlos Fernando Ferreira Lobo
metadata.dc.contributor.referee4: Vicente Paulo dos Santos Pinto
Abstract: As interfaces da Educação com o desenvolvimento e a migração nas cidades médias equipadas com Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia são a temática central deste estudo. A reflexão e pesquisa investigam como o Estado tem atuado no território enquanto fomentador de políticas de formação, qualificação e requalificação da força de trabalho e discutem as relações que se estabelecem com o desenvolvimento econômico e demográfico. Elege-se Minas Gerais como espaço analítico para compreensão de múltiplas relações no tocante ao peculiar perfil de sua Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Para guardar rigor analítico nos propósitos desta tese, examina-se, frente à denominada globalização, quais são as conexões entre a Sociedade do Conhecimento, o Estado capitalista e aprodução de tecnologia e seus rebatimentos no Brasil. O estudo resgata as metamorfoses do conceito de cidade média e o papel da migração no dinamismo econômico e demográfico destas localidades; e esquadrinha a trajetória do ensino técnico brasileiro, da sua gênese até os dias atuais. Com o respaldo da pesquisa bibliográfica e em consonância com a metodologia adotada, foram selecionados os municípios mineiros de porte médio, com sede de Instituto Federal e crescimento demográfico e da renda no período de 2000 a 2010 e feitas comparações com os demais municípios, de mesmo porte que não possuem um Instituto Federal. Especificamente, esse trabalho investiga a presença de instituições formadoras e a relação com a população passível de ocupar as vagas ofertadas, além das características das localidades que são sede destas instituições e atraem população migrante. Assim, migração, saldo migratório, renda mediana da população urbana empregada, perfil educacional e ocupação profissional da população migrante e não migrante são algumas das variáveis que fazem parte da pesquisa. Reporta-se aos dados fornecidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e pela Fundação João Pinheiro, como os Censos Demográficos, a Pesquisa Nacional de Amostra Domiciliar e o Índice Mineiro de Responsabilidade Social. A averiguação empírica é confrontada com o referencial teórico construído a fim de inferir a validade da hipótese levantada e as conclusões gerais atestam a comprovação da mesma.
Abstract: The interfaces between Education and the development and migration in medium-size cities equipped with Federal Institutes of Education, Science and Technology are the central theme of this study.The reflection and the research investigate how the State has been acting in the territory as a developer of training policies, qualifying the workforce; they discuss the relations established between economic and demographic development. Minas Gerais is chosen as the analytical space for the understanding of multiple relations regarding the peculiar profile of its Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. To maintain analytical rigour in the purposes of this thesis, it examines, considering the so called globalization, which are the connections between the Knowledge Society, the capitalist State and the production oftechnology and its repercussions in Brazil. The study rescues the metamorphosis of the concept of average city and the role of migration on the economic and demographic dynamism of those places, and scans the trajectory of Brazilian technical education, from its genesis to the present day. Backed by the research literature and in line with the methodology adopted, the mediumsize cities of Minas Gerais that have a Federal Institute and demographic and income growth in the period of 2000 to 2010 were selected. Comparisons were made with municipalities of the same size that do not have the institution. Specifically, this study investigates the presence of educational institutions and the relation with the population likely to occupy the vacancies offered, and also the characteristics of the places that hold these institutions and attract migrant population.Thus, migration, migration balance, the median income of the urban employed population, educational profile and occupation of migrants and nonmigrants are some of the variables that are part of the research. It refers to data provided by the Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística and Fundação João Pinheiro such as population censuses, the Pesquisa Nacional de Amostra Domiciliar and Índice Mineiro de Responsabilidade Social. The empirical research is confronted with the theoretical framework constructed to infer the validity of the hypothesis and the general findings prove it.
Subject: Ensino tecnico Brasil
Educação
Minas Gerais
Migração interna Minas Gerais
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/IGCC-99YN6R
Issue Date: 10-May-2013
Appears in Collections:Teses de Doutorado

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