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http://hdl.handle.net/1843/IGCM-9N5FKB
Tipo: | Monografias de Especialização |
Título: | Roteirização de melhores caminhos na malha rodoviária do Triângulo Mineiro (MG): um estudo a partir da utilização de ferramentas de Geoprocessamento |
Autor(es): | Diogo Miranda Amaral |
Primeiro Orientador: | Christian Rezende Freitas |
Primeiro membro da banca : | Maria Marcia Magela Machado |
Resumo: | O presente trabalho objetivou analisar a ferramenta Network Analyst e suas particularidades na roteirização de melhores caminhos na malha rodoviária da região do Triângulo Mineiro. Para a determinação de impedâncias, foi proposto um sistema de notas ponderadas a partir das variáveis: pavimento, perímetro urbano, situação de obras. As mesmas foram utilizadas na determinação de velocidades_tempo e tempos de viagem de cada trecho rodoviário estudado, para a posterior etapa de simulação de rotas. Os resultados obtidos foram comparados com rotas de menores caminhos para se analisar se a ferramenta Network Analyst era capaz de produzir bons resultados, compatíveis com a realidade. Também foi analisada a possibilidade de criação de barreiras restritivas relacionadas às dimensões de carga para ilustrar a criação de rotas alternativas em função do tipo de transporte. Tanto o aplicativo utilizado quanto o método de cálculo de impedâncias aplicado mostraram-se bastante eficazes na concepção de rotas inteligentes que determinam melhores caminhos de viagens dentro do recorte do Triângulo Mineiro. |
Assunto: | Rodovias Minas Gerais Geoprocessamento Transportes Triângulo Mineiro (MG) |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/IGCM-9N5FKB |
Data do documento: | 21-Nov-2011 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Geoprocessamento |
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