Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/IGCM-9N5FKB
Tipo: Monografias de Especialização
Título: Roteirização de melhores caminhos na malha rodoviária do Triângulo Mineiro (MG): um estudo a partir da utilização de ferramentas de Geoprocessamento
Autor(es): Diogo Miranda Amaral
Primeiro Orientador: Christian Rezende Freitas
Primeiro membro da banca : Maria Marcia Magela Machado
Resumo: O presente trabalho objetivou analisar a ferramenta Network Analyst e suas particularidades na roteirização de melhores caminhos na malha rodoviária da região do Triângulo Mineiro. Para a determinação de impedâncias, foi proposto um sistema de notas ponderadas a partir das variáveis: pavimento, perímetro urbano, situação de obras. As mesmas foram utilizadas na determinação de velocidades_tempo e tempos de viagem de cada trecho rodoviário estudado, para a posterior etapa de simulação de rotas. Os resultados obtidos foram comparados com rotas de menores caminhos para se analisar se a ferramenta Network Analyst era capaz de produzir bons resultados, compatíveis com a realidade. Também foi analisada a possibilidade de criação de barreiras restritivas relacionadas às dimensões de carga para ilustrar a criação de rotas alternativas em função do tipo de transporte. Tanto o aplicativo utilizado quanto o método de cálculo de impedâncias aplicado mostraram-se bastante eficazes na concepção de rotas inteligentes que determinam melhores caminhos de viagens dentro do recorte do Triângulo Mineiro.
Assunto: Rodovias  Minas Gerais  
Geoprocessamento  
Transportes  Triângulo Mineiro (MG)
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/IGCM-9N5FKB
Data do documento: 21-Nov-2011
Aparece nas coleções:Especialização em Geoprocessamento

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