Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/JSSS-7WSJPB
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Sobre as possibilidades da impermanência: Fotografia e monumento
Autor(es): Lais Myrrha
Primeiro Orientador: Maria Angelica Melendi de Biasizzo
Primeiro membro da banca : Wanda de Paula Tofani
Segundo membro da banca: Márcio Orlando Seligmann Silva
Resumo: A partir da teoria da fotografia em Walter Benjamin e em Roland Barthes faremos algumas incursões pelas temáticas que envolvem a construção e permanência dos monumentos, das memórias e dos valores atribuídos aos objetos e às imagens. Destacaremos como questões fundamentais a distância e a ausência tal como pensada por esses autores. O mesmo peso terá ainda a análise pontual de algumas obras de Nan Goldin, Christian Boltanski, Rosângela Rennó, Joseph Beuys, Rachel Whiteread, Susan Hiller, Félix González- Torres e On Kawara. Nelas buscaremos detectar estratégias e alegorias sobre a relação memória/esquecimento. Ao mesmo tempo, tentaremos pensar essas obras como veículos de reinserção do memento mori nas sociedades capitalistas contemporâneas que paradoxalmente tentam afastar a idéia da morte, se lançando num consumismo desenfreado que decreta já morto tudo o que acaba de nascer.
Abstract: Departing from Walter Benjamins and Roland Barthes photography theory, we will go through the constellation of themes that deals with the construction and permanence of monuments, memories and the values given to obejcts or images. Distance and absence, as thought by theseauthors, will be regarded as fundamental questions. Equal weight will be given to punctual analysis of some works from artists such as Nan Goldin, Christian Boltanski, Rosângela Rennó, Joseph Beuys, Rachel Whiteread, Susan Hiller, Félix González-Torres and On Kawara. In them we will try to detect strategies and allegories on the relation memory / oblivion. At the same time, well try to see these works as vehicles of reinsertion of the memento mori in contemporary capitalists societies that, paradoxically, tries to put away the idea of death, throwing themselves in an unstoppable consumism that postulates as dead everything that has just born.
Assunto: Arte contemporânea
Arte moderna Séc XXI
Memória
Benjamin, Walter, 1892-1940
Fotografia e anti-monumento
Barthes, Roland, 1915-1980
Arte
Criação (Literária, artística, etc)
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/JSSS-7WSJPB
Data do documento: 19-Out-2007
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