Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/JSSS-8Z8KFJ
Tipo: | Tese de Doutorado |
Título: | Performance, corpo e ação na composição musical |
Autor(es): | Mauro Rodrigues |
Primeiro Orientador: | Fernando Antonio Mencarelli |
Primeiro membro da banca : | Tatiana da Motta Lima Ramos |
Segundo membro da banca: | Maurilio Andrade Rocha |
Terceiro membro da banca: | Artur Andres Ribeiro |
Quarto membro da banca: | Mauro José Sá Rego Costa |
Resumo: | Este trabalho estuda a relação entre a performance e a composição, assim com a performance musical como um processo de transformação no qual o corpo tem lugar central. Isto se dará a partir de uma abordagem transdisciplinar, recorrendo à teoria e a reflexão no campo das artes cênicas, especialmente na etnocenologia e estudos daperformance, não se furtando ao diálogo com áreas correlatas como as ciências cognitivas, a neurociência, a musicologia, filosofia e a antropologia, como fontes de consulta, confronto e inspiração. A música tem papel central na tese e sua aparição se dará através do exemplo, de composição e performance, da Suíte para os Orixás, peça originalmente concebida, em parceria com o músico Esdra Expedito Ferreira, o Neném, para grupo e orquestra de cordas, que será estudada do ponto de vista da sua composição e performance, sublinhando os processos de transformação daí decorrentes. |
Abstract: | This paper studies the relationship between performance and composition, as well as the musical performance as a process of transformation in which the body has a central place. This will be from a transdisciplinary approach, drawing on theory and reflection in the field of performing arts, especially in ethnoscenology and performancestudies, not stealing dialogue with related areas such as cognitive science, neuroscience, musicology, philosophy and anthropology, as sources of advice, confrontation and inspiration. The music plays a central role in the thesis and its appearance will be through the example of composition and performance of Suite para os Orixás, musicalpiece originally conceived in collaboration with musician Esdra Expedito Ferreira, Neném, for group and string orchestra that will be studied in terms of their composition and performance, emphasizing the processes of transformation as a result. |
Assunto: | Artes cênicas Arte e música Performance (Arte) Musica Composição (Musica) |
Idioma: | Português |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/JSSS-8Z8KFJ |
Data do documento: | 31-Ago-2012 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
performance__corpo_e_a__o_na_composi__o_musical.pdf | 10.09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.