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Type: Dissertação de Mestrado
Title: Captura digital de movimento no cinema de animação
Authors: Joao Victor Boechat Gomide
First Advisor: Luiz Roberto Pinto Nazario
First Referee: Arnaldo de Albuquerque Araujo
Second Referee: Francisco Carlos de Carvalho Marinho
Abstract: A captura de movimento, também conhecida como mocap, é umconjunto de artifícios usado para mapear e reproduzir deslocamentosem objetos ou seres vivos. Ela é atualmente realizada usando recursosdigitais, e é um campo do conhecimento relativamente recente, ainda àprocura de se definir e de aperfeiçoar sua tecnologia, que evolui emvárias direções. Ela é utilizada em animações e jogos eletrônicos,efeitos especiais para cinema e televisão, dança, linguagem de sinais,reconhecimento gestual, biomecânica, medicina de reabilitação, dentremuitas outras aplicações. Esse texto cobre os diferentes aspectos da sua utilização para a animação de personagens. Discutem-se suas características gerais e as polêmicas relacionadas a ela ser arte ou não, assim como questões de taxonomia. Em seguida faz-se um levantamento histórico, desde os primórdios dos estudos de movimentos humanos e de animais com técnicas fotográficas até a sua utilização no cinema. Abordam-se de maneira geral as diferentes maneiras de se fazer captura digital de movimento, com discussão técnica em um nível adequado para o Mestrado em Artes. E, finalmente, estuda-se a sua aplicação à animação de personagens, sobre a validade de usá-la e como planejar a produção.
Abstract: Motion capture, also known as mocap, is an ensemble oftechniques used to map and reproduce displacements from objects andliving beings. Actually it is realized using digital devices, and it is abranch of knowledge relatively new, searching for definitions andimprovements in the technique, that is growing in various directions. It isused in animations and electronic games, special effects for cinema andtelevision, dance, signal language, gestural recognition, biomechanics,medical rehabilitation, among various others. This text covers different aspects of its applications to character animation. It discusses its general characteristics and related controversies to consider it as art or not, as taxonomy questions. Afterwards it approaches its historical evolution, since human and animal mechanical studies using photographic techniques till its use in cinema. It relates the different ways to do motion capture using different physical principles. And at last it studies its applications to character animation, the advantages to use or not the technique in each situation and how to plan the production.
Subject: Animação (Cinematografia)
Cinema
Jogos eletrônicos
Movimento Estudo
Computação gráfica
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/JSSS-94EPAW
Issue Date: 14-Jul-2006
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