Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/LETR-8Y4PX3
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Análise dos aspectos multimodais e de design na estrutura de websites educacionais: inglês para crianças de 6 a 10 anos
Autor(es): Simone Maria Frade
Primeiro Orientador: Reinildes Dias
Primeiro Coorientador: Maria Raquel de Andrade Bambirra
Primeiro membro da banca : Vicente Aguimar Parreiras
Segundo membro da banca: Vivian Bernardes Margutti
Resumo: Este trabalho teve como objetivo desenvolver um estudo de caso para analisar a estrutura organizacional do gênero website educacional em inglês dirigido a crianças de 6 a 10 anos de idade considerando seus aspectos multimodais (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006) e de design de websites (WILLIAMS; TOLLET, 2001). Neste estudo, o website educacional é tido como um gênero digital que se materializa em textos multimodais. Seu propósito comunicativo é o de promover a aprendizagem de conteúdos temáticos incorporando o elemento diversão na informação por meio de atividades interativas, jogos, animações e recursos gráficos visuais. O propósito da investigação, de cunho qualitativo e descritivo, foi o de analisar as principais características multimodais do gênero website educacional e como essas características colaboram para a construção de sentido nesse gênero. O marco teórico que possibilitou a análise, dos quatro websites selecionados para este estudo, está composto pelos princípios que regem a gramática visual proposta por Kress e van Leeuwen (2006) - considerando o enquadramento, o valor informativo e a saliência - e nos princípios do design de websites conforme tratados por Williams e Tollet (2001) a proximidade, o alinhamento, o contraste e a repetição. O estudo de caso desenvolvido por esta pesquisa demonstra que a compreensão das características multimodais do gênero website educacional, constituído por modos de representação, é de grande relevância para entender as potencialidades dos recursos semióticos que lhe conferem unidade semiótica e coerência textual. Embora os resultados de um estudo de caso não possam ser generalizados a outros contextos e os dados são particulares a uma situação específica, o fenômeno estudado (websites educacionais) foi detalhadamente analisado e descrito, o que pode contribuir para iluminar outros contextos de análise e servir de base para outras pesquisas.
Abstract: This research study aimed at developing a case study to analyze the organizational structure of educational website genre in English for children 6-10 years old considering its multimodal (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006) and website design (WILLIAMS; TOLLET, 2001) aspects. In this study, the educational website is considered as a digital genre, which materializes in multimodal texts. Its communicative purpose is to promote the learning of thematic content incorporating the element of fun in the information through interactive activities, games, animations and visual graphics. The purpose of this qualitative and descriptive investigation was to understand the main multimodal features of the genre educational website genre and how these features work together in making meaning. The theoretical framework that allowed the analysis of the four websites selected for this study, was grounded in the visual grammar principles proposed by Kress and van Leeuwen (2006) - framing, information value, salience as well as the principles of website design considered by Williams and Tollet (2001) - proximity, alignment, contrast and repetition. The case study developed by this research showed that understanding the multimodal features of the educational website genre, consisting of modes of representation, can be an important issue to understand the potential of semiotic resources that give its unity semiotics and textual coherence. Although the results of a case study can not be generalized to other contexts and data are private to a specific situation, the phenomenon studied (educational websites) was analyzed and described in detail, which can contribute to clarify other contexts of analysis and can be the basis for further research. Keywords:
Assunto: Língua inglesa Métodos de ensino
Semiótica
Língua inglesa Ensino auxiliado por computador
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/LETR-8Y4PX3
Data do documento: 2-Jul-2012
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1507m.pdf2.7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.