Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/LETR-ABTQYV
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: O espaço do romance: questões sobre teoria e historiografia do gênero romanesco a partir da obra de Daniel Defoe
Autor(es): Thiago Panini Primolan
Primeiro Orientador: Luis Alberto Ferreira Brandao Santos
Primeiro membro da banca : Elcio Loureiro Cornelsen
Segundo membro da banca: Nabil Araújo de Souza
Resumo: Tomando por amostra o livro Captain Singleton, de Daniel Defoe, esta dissertação promove uma crítica a alguns dos conceitos-chave das teorias sobre o moderno romance inglês. Num primeiro momento, uma discussão mais teórica examina os pressupostos epistemológico-espaciais que embasam conceitos como os de realismo formal, defendido por Ian Watt e Sandra Vasconcelos, e gênero dialético, proposto por Michael Mckeon. Argumenta-se que, por delimitarem uma noção de gênero literário como uma construção monolítica, ordenada apenas por um único princípio fundador, ou por demarcá-lo como um espaço constituído somente por relações dualistas, as teorias e os conceitos dos estudiosos mencionados revelam-se ferramentas insuficientes para fornecer uma estrutura de análise condizente com uma obra tão propícia à multiplicidade de interpretações como Captain Singleton. Apontando equívocos comuns na leitura do texto de Defoe feita por críticos orientados pelos quadros da poética romanesca, o trabalho traz ainda, a título de projeto, a proposição do espaço do romance, conceito que faz parte de uma abordagem teórico-metodológica alternativa à noção de gênero literário romanesco.
Abstract: Taking Daniel Defoes Captain Singleton as a symbol, this thesis undertakes a critique of some of the key concepts of the Modern Novel-theory. At first, a more theoretical discussion examines the spatial-epistemological assumptions supporting concepts as Ian Watt and Sandra Vasconcelos formal realism, and Michael Mckeons dialectical genre. It is claimed that by delimiting a notion of literary genre as a monolithic construction, oriented by a single founding principle, or by assuming the genre as a space constituted only by dualistic relationships, both the scholars theories and concepts prove themselves to be scarcely effective tools for providing a proper framework of analysis for a text so prone to multiplicity of interpretations as Captain Singleton. Remarking the common misconceptions present on the critics reading of Defoes text, and frequently originated from their allegiance to the novels poetics, the work also puts forth, on the form of a proposal, the creation of the novels space, a concept that is part of a theoretical-methodological alternative approach to the notion of the novel as a literary genre.
Assunto: Ficção inglesa História e crítica
Gêneros literários
Defoe, Daniel , 1661?-1731 Captain Singleton Crítica e interpretação
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/LETR-ABTQYV
Data do documento: 16-Jun-2016
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