Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/LETR-AWVMVE
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Delaine Cafiero Bicalhopt_BR
dc.contributor.referee1Evaldo Balbino da Silvapt_BR
dc.contributor.referee2Daniela Mara Lima Oliveira Guimaraespt_BR
dc.creatorCristiane Macieira de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T11:33:51Z-
dc.date.available2019-08-13T11:33:51Z-
dc.date.issued2018-02-08pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/LETR-AWVMVE-
dc.description.abstractThis research investigates the origin of the students' difficulties in reading the fables and fairy tale genres, proposing a set of systematized activities aimed at solving the reading problems that they show. A work with strategies that develop reading skills capable of forming autonomous and critical readers becomes important in this context, both for the student and the teacher as mediator of the process. This paper aims to reflect on questions such as: why students do not understand what they read? Why is it that many are only in the superficial reading and can not really interact with the text? Is it possible to teach strategies that lead the student to read better? What reading strategies can we use for effective reading training? To what extent can the teacher help students become competent readers who incorporate what the texts bring to the point of transforming their knowledge? To carry out the research / intervention we took as a focus of research a 6th grade class from a state school located in the city of Lagoa Santa, metropolitan region of Belo Horizonte.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa investiga a origem das dificuldades dos alunos na leitura dos gêneros fábula e conto de fadas propondo um conjunto de atividades sistematizadas visando solucionar os problemas de leitura que eles evidenciam. Um trabalho com estratégias que desenvolvam habilidades de leitura capazes de formar leitores autônomos e críticos se faz importante, nesse contexto, tanto para o aluno quanto para o professor no papel de mediador do processo. Este trabalho propôs-se a refletir sobre questões como: por que os alunos não compreendem o que leem? Por que muitos ficam apenas na leitura superficial e não conseguem interagir realmente com o texto? É possível ensinar estratégias que levem o aluno a ler melhor? De quais estratégias de leitura podemos lançar mão para uma efetiva formação leitora? Até que ponto o professor pode ajudar os alunos a se tornarem leitores competentes, que incorporem o que trazem os textos a ponto de transformarem seu conhecimento? Para realizar a pesquisa/intervenção tomamos como foco da investigação uma turma de 6º ano de uma escola estadual situada na cidade de Lagoa Santa, região metropolitana de Belo Horizonte.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFábulaspt_BR
dc.subjectEstratégias de leiturapt_BR
dc.subjectLetramento Literáriopt_BR
dc.subject.otherEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.subject.otherCompreensão na leiturapt_BR
dc.subject.otherLetramentopt_BR
dc.subject.otherGêneros textuaispt_BR
dc.titleEstratégias de leitura para o ensino de fábulas em uma turma de 6º ano do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__ocristiane___vers_o_final__4_.pdf3.5 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.