Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/LHLS-69XPCF
Type: Dissertação de Mestrado
Title: Uma proposta metodológica para avaliação de bibliotecas digitais: usabilidade e comportamento de busca por informação na biblioteca digital da Puc-Minas
Authors: Paula Bohmerwald
First Advisor: Beatriz Valadares Cendon
First Referee: Marlene de Oliveira
Second Referee: Carlos Alberto Marques Pietrobon
Third Referee: Monica Erichsen Nassif Borges
Abstract: Atualmente, com o desenvolvimento da Internet, novos sistemas e fontes de informação têm sido criados, colocando o usuário em um novo contexto de busca por informação. Diante disso, autores da Ciência da Informação e da Ciência da Computação têm se dedicado a estudos sobre a interação dos usuários com os sistemas neste novo ambiente. Este trabalho propõe que os estudos das duas áreas sejam usados conjuntamente, se complementando, com o intuito de se analisar de forma abrangente um sistema de informação. Para teste da metodologia proposta, foi usada a Biblioteca Digital da Puc-Minas (BDP). Primeiramente são apresentados alguns métodos para avaliação da usabilidade de sistemas web e modelos de comportamento de busca por informação de usuários. Em seguida, baseando-se em tais métodos e modelos, a coleta de dados compõe-se por cinco etapas: (1) Questionário sobre o contexto do usuário, para apreender informações gerais e relativas à experiência com a Internet; (2) Teste de usabilidade em laboratório, para analisar a interação dos usuários com a interface do site da BDP; (3) Questionário de satisfação, para obter a opinião do usuário sobre a navegação do site, a facilidade de aprendizado e uso, a terminologia adotada, entre outros; (4) Estudo do comportamento de busca dos usuários através do teste com busca livre, com o objetivo de analisar as atividades realizadas pelos usuários ao buscarem informação sem a utilização de tarefas pré-determinadas; (5) Análise do log, para analisar o uso da BDP baseando-se nos dados armazenados no log da BDP durante quatro meses. Os resultados de cada etapa são apresentados, discutidos e comparados, a fim de se analisar e sugerir mudanças para melhorar a usabilidade da BDP. Por fim, os resultados são confrontados com o objetivo de se avaliar a contribuição de cada etapa para a análise do sistema em questão, e são comparados com outros estudos de usabilidade de Bibliotecas Digitais.
Abstract: Recently, with the development of the Internet, new systems and information sources have been created, moving the user to a new context of information seeking. Considering this, authors of Information Science and Computer Science have been studying about interaction between users and systems in this new environment. Thus, this work proposes the complementary and simultaneous use of methodologies in both areas, aiming a better evaluation of an information system. To test the proposed methodology this research is conducted at the Digital Library of Theses and Dissertations of the Catholic University of Minas Gerais, Brazil. Initially, this work presents methods of web sites usability evaluation and models of information seeking behavior. Based on these methods and models, the data collecting was divided into five steps: (1) Demographic questionnaire; (2) Usability testing; (3) Satisfaction questionnaire; (4) Study of information seeking behavior using a free navigation test and (5) Log analysis. The results of each step are presented, discussed and compared, in order to analyze and to suggest improvements for the digital library. At last, the results are confronted in order to evaluate the contribution of each step to the analysis of the case study and are also compared with others resulted studies about Digital Libraries usability.
Subject: Bibliotecas digitais
Internet (Redes de computação)
Ciência da informação
Sistemas de recuperação da informação
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/LHLS-69XPCF
Issue Date: 12-Jun-2003
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mestrado___paula_bohmerwald.pdf5.42 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.