Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/LOMC-BDXG2D
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Formação do bailarino intérprete do CEFAR(T) na cidade de Belo Horizonte: desafios, conflitos e contradições
Autor(es): Carla Geruse Gontijo Campolim Moraes
primer Tutor: Arnaldo Leite de Alvarenga
primer miembro del tribunal : Ana Cristina Carvalho Pereira
Segundo miembro del tribunal: Gabriela Cordova Christofaro
Resumen: O presente estudo teve como objetivo principal problematizar, a partir de uma perspectiva contemporânea, a formação em dança e suas respectivas abordagens metodológicas, buscando identificar e compreender procedimentos que favoreceram a construção de autonomia e autoralidade em dança, tendo como campo depesquisa o Centro de Formação Artística e Tecnológica CEFART, da Fundação Clóvis Salgado. Para tanto, como recurso metodológico, foi utilizado a abordagem qualitativa na pesquisa, com o uso de entrevistas semiestruturadas, com dezoito pessoas ao total, entre docentes e discentes, que atuaram ou atuam, no período de 1987 a 2018. A pesquisa revelou a importância da salvaguarda e atualização doacervo histórico institucional de dança do CEFART. Foi constatada a ausência de documentos importantes na instituição, como programas de espetáculos, planos de aula, projetos político-pedagógicos, tendo sido necessário concentrar a coleta de dados quase exclusivamente na fonte oral. Apesar da ausência de documentos oficiais, os relatos orais permitiram constatar a importância da instituição para a formação artística e fomento à arte em Minas Gerais, salientando o aspectovanguardista da proposta original, na definição de critérios de escolha da coordenação e na seleção do corpo docente da dança, sobretudo nas suas três primeiras décadas de existência. O referencial teórico que foi utilizado encontrou consonância e diálogo com conceitos que permeiam os pensamentos de autores como: o filósofo Michel Foulcaut, que reflete sobre o corpo dócil; o educador social, Paulo Freire, que aponta a necessidade de uma pedagogia da autonomia; a pesquisadora Silvie Fortin que reflete sobre currículos e práticas somáticas na formação do bailarino; o coreógrafo e diretor teatral Klauss Vianna, que entende que dança e vida não estão separadas; a crítica e especialista em dança Laurence Louppe, que apresenta a construção de valores para uma poética em dança, e os pesquisadores Jacques Le Goff e José Carlos Sebe Bom Meihy que se debruçam sobre a escrita da História e história oral respectivamente, e sua relevância para a construção de novos saberes e conhecimentos.
Abstract: The present study had as main objective to problematize, from a contemporary perspective, the dance training and its respective methodological approaches, seeking to identify and understand procedures that favored the construction of autonomy and authorality in dance, having as research field the Center of Artistic and Technological Training - CEFART, of the Clóvis Salgado Foundation. To do so, as amethodological resource, a qualitative research process was used, using semistructured interviews, with eighteen people in total, between teachers and students, who acted and performed, from 1987 to 2018. The research revealed the importance of safeguarding and updating CEFART's historical institutional dance collection. It was verified the absence of important documents in the institution, such as programsof shows, lesson plans, political-pedagogical projects, and it was necessary to concentrate the collection of data almost exclusively in the oral source. Despite the absence of official documents, the oral reports made it possible to verify the importance of the institution for the artistic formation and promotion of art in Minas Gerais, highlighting the avant-garde aspect of the original proposal, defining criteria for choosing the coordination and selecting faculty dance, especially in its first threedecades of existence. The theoretical framework that was used as a research source, found agreement and dialogue with concepts that permeate the thoughts of authors such as: the philosopher Michel Foulcaut, who reflects on the docile body; the social educator, Paulo Freire, who points out the need for a pedagogy of autonomy; the researcher Silvie Fortin who reflects on curricula and somatic practices in the training of the dancer; choreographer and theater director KlaussVianna, who understands that dance and life are not separated; the critic and dance specialist Laurence Louppe, which presents the construction of values for a poetics in dance, and researchers Jacques Le Goff and José Carlos Sebe Bom Meihy who focus on writing of History and oral history, respectively, and its relevance to the construction of new knowledge and knowledge.
Asunto: Centro de Formação Artística e Tecnológica (CEFART)
Dança
Professores de dança Formação
Dança Estudo e ensino
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/LOMC-BDXG2D
Fecha del documento: 29-mar-2019
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
disserta__o_carla_gontijo_ufmg_2019.pdf4.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.