Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/MGSS-9VKM4L
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Junia de Carvalho Fidelis Bragapt_BR
dc.contributor.referee1Carla Viana Coscarellipt_BR
dc.contributor.referee2Antonio Carlos Soares Martinspt_BR
dc.creatorRenata Angelica Mendes de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-10T07:22:47Z-
dc.date.available2019-08-10T07:22:47Z-
dc.date.issued2015-02-27pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/MGSS-9VKM4L-
dc.description.abstractThe quality of student interaction in online learning communities has been highlighted in the area of Distance Education for being an indication that leads to the success of the pedagogical teaching omputer-mediated. One of the challenges identified in studies from this area is toresearch a better understanding of factors that may facilitate interaction that aimed the construction of shared meaning in collaborative online content. Based on this understanding, I adopt as guiding principle of this study theories of interaction and interactivity, relationship, learning communities and online collaboration, as well as some connectivism (SIEMENS, 2000) and social constructivism (VYGOTSKY, 2000). In addition to these notions, I present a detailed review of social, cognitive, and instructional presence in the terms of the Communityof Inquiry Model by Garrison, Anderson and Archer (2000) that will guide the analysis and discussion of the data of this study. In this work, I research empirical evidence of the collective construction of knowledge through collaborative activities such as emergency, information literacy, adaptability in the collaborative online experience, as well as emergingstandards, factors and elements that can positively or negatively influence collaboration and building meaning in this context. To this end, the analysis of this study will be guided in posts of students in Blog and the interaction between the elements of the Community of Inquiry -CoI in forums and discussion groups divided by area, in two instrumental English courses 1 and 2, the IngRede Project, both offered in moodle platform, the Faculty of Letters for the academic community of UFMG, during the first half of 2011, the second half of 2012 and first half of 2013. I demonstrate, through the analysis of the data, that the interactions between the peers of the community and human-machine interaction emerge the autonomy and the colletivity that provide learning reading strategies of academic texts in English and the possibility of building the collective intelligence, from the construction of the Glossary and Virtual Library. I believe that a better understanding of the characteristics, operation and emerging standards such communities can contribute to discussions aimed at collaborative practices in virtual environment.pt_BR
dc.description.resumoA qualidade da interação dos alunos nas comunidades de aprendizagem online tem recebido destaque na área da Educação à Distância, por se tratar de uma das primícias pedagógicas que regem o ensino mediado por computador. Um dos desafios apontados em estudos nessa área consiste em buscar melhor entendimento de fatores que possam facilitar a interação, visando à construção de significados compartilhados em contextos colaborativos online. Com base nesse entendimento, adoto como eixo orientador deste estudo teorias sobre interação e interatividade, relacionamento, comunidades de aprendizagem e colaboração online, bem como algumas noções do Conectivismo (SIEMENS, 2000) e do Construtivismo Social (VYGOTSKY, 2000). Além dessas noções, apresento revisão detalhada das presenças social, cognitiva, e instrucional, nos termos do Modelo de Comunidade de Busca de Conhecimento de Garrison, Anderson & Archer (2000), que norteiam a análise dos dados deste trabalho. Neste estudo, busco evidências empíricas da construção de saber coletivo por meio de atividades colaborativas, tais como emergência, competência informacional, adaptabilidade na experiência colaborativa online, indícios que possam influenciar, positiva ou negativamente, a colaboração e a construção de significados nesse contexto. Para tal, o objeto de análise deste estudo são postagens dos alunos em blog do seu ambiente virtual de aprendizagem e trechos da interação entre os elementos da Comunidade de Busca do Conhecimento - CoI, nos fóruns e em grupos de debate divididos em grandes áreas, em duas disciplinas de Inglês Instrumental do Projeto IngRede, ofertadas, na plataforma Moodle, pela Faculdade de Letras da da UFMG, para alunos de graduação e de pós-graduação, durante o primeiro semestre letivo de 2011, o segundo semestre letivo de 2012 e o primeiro semestre letivo de 2013. Analisados os dados, demonstro que, das interações entre os pares das comunidades e da interação homem-máquina, emergem a autonomia e a coletividade que propiciam a aprendizagem de estratégias de leitura de textos acadêmicos em Inglês e a possibilidade de formação de inteligência coletiva (LÉVY, 2000), a partir da construção de um Glossário e de uma Biblioteca Virtual. Acredito que melhor compreensão das características, do funcionamento e dos padrões que emergem dessas comunidades possa contribuir para as discussões acerca de práticas colaborativas em ambientes virtuais.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagem onlinept_BR
dc.subjectGrandes Grupospt_BR
dc.subjectInteraçãopt_BR
dc.subject.otherEnsino a distância Ensino auxiliado por computadorpt_BR
dc.subject.otherColaboração onlinept_BR
dc.subject.otherLíngua inglesa Métodos de ensinopt_BR
dc.subject.otherComunicação mediada pelo computadorpt_BR
dc.subject.otherInteratividadept_BR
dc.subject.otherAmbientes virtuais compartilhadospt_BR
dc.subject.otherAprendizagem (Estratégias)pt_BR
dc.subject.otherAprendizagem autônomapt_BR
dc.subject.otherInteração homem-maquinapt_BR
dc.subject.otherLíngua inglesa Ensino auxiliado por computadorpt_BR
dc.subject.otherTecnologia educacionalpt_BR
dc.subject.otherInternet na educaçãopt_BR
dc.titleAprendizagem de inglês instrumental online para grandes grupos: construção individual e coletiva do saberpt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mendes_2015final.pdf1.85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.