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Tipo: Tese de Doutorado
Título: Retratos do eu: as identidades metaforizadas de aprendizes universitários de inglês em Hong Kong e no Brasil
Autor(es): Ronaldo Corrêa Gomes Júnior
Primeiro Orientador: Vera Lucia M de Oliveira e Paiva
Primeiro membro da banca : Adriana Maria Tenuta de Azevedo
Segundo membro da banca: Ana Larissa Adorno Marciotto Oliveira
Terceiro membro da banca: Pedro Perini Frizzera da Mota Santos
Quarto membro da banca: Elaine Ferreira do Vale Borges
Resumo: Se as metáforas são um fenômeno cognitivo pelo qual atribuímos sentido ao mundo e a nós mesmos (LAKOFF E JOHNSON, 1980), entender as identidades e como elas são construídas também pode ser uma questão de metáfora. Esta pesquisa buscou investigar as identidades metafóricas de estudantes de inglês da Universidade Federal de Minas Gerais e da City University of Hong Kong por meio da análise das metáforas encontradas em histórias de aprendizagem de inglês. O conjunto de textos analisado reúne narrativas multimodais, ou seja, compostas por texto, imagem, som, vídeos etc. Nesse estudo qualitativo e interpretativista, dois conjuntos de narrativas foram analisados - um de cada universidade. A análise de dados consistiu nos seguintes passos: primeiro, todas as unidades metafóricas referentes à identidade dos aprendizes foram destacadas; segundo, após repetidas leituras, as metáforas foram agrupadas em categorias de acordo com suas regularidades; terceiro, foi verificado como os eus são metafórica e discursivamente construídos; e por fim, foram traçados os perfisidentitários de cada conjunto de narrativas. Os dados revelam que as identidades metaforizadas mais frequentes nos dois grupos de participantes são as que envolvem percursos, caminhos e jornadas, como a do viajante. Nos dados de Hong Kong, outras identidades metaforizadas frequentes envolvem ação intensa, como a do construtor e a do militar. Já nos dados do Brasil, as outras identidades metaforizadas mais frequentes são as relacionadas à leitura. Outra conclusão é de que a multiplicidade de identidades não implicana fragmentação delas. Assim, propõe-se a noção de identidades mescladas. Conhecer as metáforas que os aprendizes usam para falar sobre aprendizagem de línguas pode ajudar os professores a entender melhor as identidades construídas durante esse processo. Uma dasprincipais contribuições desta pesquisa é a associação de teorias cognitivas e sociais, entendendo os aprendizes como sujeitos sóciocognitivos que são afetados por experiências sociais, corporificadas, sinestésicas e identitárias.
Abstract: If metaphors are a cognitive phenomenon by which we make sense of the world and ourselves (LAKOFF AND JOHNSON, 1980); understanding identities and how they are constructed can also be a matter of metaphor. This research aims at investigating the metaphorical identitites of English students of the Federal University of Minas Gerais and the University ofHong Kong by examining the metaphors in language learning histories (LLH). These narratives were written in a multimodal way, that is, using text, images, sounds, videos etc. In this qualitative and interpretivist study, two LLH database will be analyzed - one from each university. The data analysis consisted on of the following steps: first, all significantmetaphorical units were highlighted; second, after repeated readings, metaphors were grouped in categories according to their regularities; third, it was analyzed how the selves were discursively and metaphorically constructed; and finally, the identity profiles of each database were traced. The data reveal that the most frequent metaphorized identities in both group of participants are the ones which involve journeys and paths, such as the traveller. In the HongKong data, other metaphorized identities involve intense action, such as the constructor and soldier. In the Brazilian data, the other most frequent metaphorized identites are related to reading. Another conclusion is that the multiplicity of identities does not imply their fragmentation. Thus, the blended identities notion is proposed. Getting to know the metaphorsstudents use to talk about language learning can help teachers better understand the identities that are constructed during the process; what can affect both teaching and learning. One of the main contributions of this research is also the association of cognitive and social theories,understanding learners as sociocognitive beings who are influenced by social, embodied, kinesthetic, and identity experiences.
Assunto: Língua inglesa Estudo e ensino (Superior) Falantes estrangeiros Hong Kong
Aprendizagem
Aquisição da segunda linguagem
Metáfora
Língua inglesa Estudo e ensino (Superior) Falantes estrangeiros Brasil
Identidade
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/MGSS-9WVMBJ
Data do documento: 4-Mai-2015
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