Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/MGSS-9X4P3E
Type: Dissertação de Mestrado
Title: O uso de advérbios intensificadores na escrita de aprendizes brasileiros de inglês como L2: um estudo baseado em corpus
Authors: Janaina Henriques de Oliveira
First Advisor: Deise Prina Dutra
First Referee: Heliana Ribeiro de Mello
Second Referee: Paula Tavares Pinto
Abstract: A presente pesquisa se propôs a analisar empiricamente o uso de advérbios gradativos na escrita de aprendizes brasileiros de inglês como L2. Para tal, os dados do Br-ICLE, subcorpus brasileiro do International Corpus of Learner English (ICLE) com 206.075 palavras, foram utilizados como amostra da escrita de aprendizes brasileiros. Similarmente, o corpus de nativos LOCNESS, Louvain Corpus of Native English Essays (LOCNESS), que contém 326.838 palavras, foi utilizado como corpus comparável ao nosso corpus de estudo. Dois outros corpora, a saber MICUSP, The Michigan Corpus of Upper-level Student Papers (MICUSP) e BNC, British National Corpus (BNC), foram utilizados como referência para iluminar os resultados obtidos a partir do corpus de estudo. O teste estatístico log-likelihood foi utilizado para descriminar as formas que apresentavam uma diferença de uso estatisticamente significativa nos dois corpora. Após o teste, fizemos as análises e pudemos observar que em relação aos falantes nativos, os aprendizes brasileiros fazem um uso maior de advérbios amplificadores e um menor uso de advérbios atenuadores. Os dados também apontaram para um grande uso de formas que são mais recorrentes no discurso oral por parte dos aprendizes brasileiros, o que consequentemente faz com que a escrita desses informantes se mostre mais informal e oralizada. Por fim, ainda que tenha havido maior uso de amplificação por parte dos aprendizes brasileiros, os dados apontaram para uma tendência similar de uso de advérbios gradativos também por parte dos falantes nativos (LOCNESS). Ambos os corpora apresentaram, portanto, maior amplificação que atenuação e grande uso de formas presentes no discurso oral. Tais resultados podem sugerir que ambos, falantes nativos (LOCNESS) e aprendizes (Br-ICLE), estejam produzindo uma escrita ainda inexperiente e, portanto, não ainda totalmente adequada ao contexto universitário em que esses informantes estão inseridos.
Abstract: This research aims to empirically analyze the use of degree adverbs in the writing of Brazilian learners of English as a second language (L2). To this end, data from Br-ICLE, the Brazilian subcorpus of the International Corpus of Learner English (ICLE), which contains 206.075 words, were used as a sample of Brazilian learners writing. Similarly, the native speaker corpus LOCNESS, Louvain Corpus of Native English Essays (LOCNESS) with 326.838 words, was used as a comparable corpus to our corpus study. Two other corpora, namely MICUSP, The Michigan Corpus of Upper-level Student Papers and BNC, British National Corpus, were used as reference corpora to highlight the results obtained from the Brazilian corpus. The log-likelihood test was used to indicate which forms had a difference in use which was statistically significant in both corpora. After running the test and analyzing the data, we could observe that in relation to native speakers, Brazilian learners make greater use of amplifying adverbs and less use of downtoning. The data also pointed to the fact that Brazilian learners tended to make a greater use of forms that are more recurrent in oral language, revealing therefore informal characteristics of these learners writings. Finally, although there was a greater quantitative use of amplification of certain forms studied in this thesis by Brazilian learners when the data was qualitatively analyzed, this data showed a similar trend in the use of degree adverbs by native speakers (LOCNESS) and learners (Br-ICLE). Both corpora carried therefore greater amplification than mitigation and a great use of forms present in informal oral discourse. These results may suggest that both native speakers (LOCNESS) and learners (Br-ICLE), are producing an inexperienced writing which is not fully adequate to the university context in which these informants are inserted.
Subject: Aquisição da segunda linguagem
Língua inglesa Estudo e ensino
Linguística de corpus
Língua inglesa Advérbio
language: Português
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/MGSS-9X4P3E
Issue Date: 4-Mar-2015
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
disserta__o_jana_na_oliveira.pdf2.55 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.