Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/MPBB-7QGN97
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Gestão dos recursos hídricos em Sete Lagoas-MG: uma abordagem a partir da evolução espaço-temporal da demanda e da captação de água
Autor(es): Lucio Antonio Leite Alvarenga Botelho
primer Tutor: Roberto Celio Valadao
primer miembro del tribunal : Antonio Pereira Magalhaes Junior
Segundo miembro del tribunal: Leila Nunes Menegasse Velasquez
Resumen: A cidade de Sete Lagoas, localizada na Região Metalúrgica de Minas Gerais, teve nas últimas décadas acentuada expansão das atividades econômicas e, consequentemente, elevado crescimento da população urbana. Esse fator gerou considerável aumento da demanda de água. O município está inserido sobre área cárstica, ambiente caracterizado por possuir grandes quantidades de água no subsolo, pois a rede de drenagem encaixa-se nas camadas subterrâneas, devido à ação de solubilidade da água. Diante da crescente demanda por água, intensificou-se o uso das fontes subterrâneas com a perfuração contínua de poços, passando a ser o principal meio de acesso à água. Durante todo o período de explotação subterrânea, ocorreram problemas periódicos de falta de água, dentre outros problemas. Este trabalho tem o objetivo de avaliar o sistema de captação e distribuição de água do município, a partir de uma abordagem espaço-temporal, realizando um histórico sobre a evolução da captação e da demanda da água no município; investigando a infra-estrutura do sistema de captação e abastecimento de água do município e refletindo sobre alguns conflitos decorrentes da gestão da água em Sete Lagoas. Assim sendo, busca-se contribuir para a compreensão dos processos que caracterizam a insegurança hídrica da cidade.
Asunto: Abastecimento de água Sete Lagoas (MG)
Água Captação
Recursos hídricos Desenvolvimento
Águas subterrâneas Sete Lagoas (MG)
Sete Lagoas (MG)
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/MPBB-7QGN97
Fecha del documento: 9-dic-2008
Aparece en las colecciones:Dissertações de Mestrado

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
dissertacao_luciobotelho.pdf2.26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.