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http://hdl.handle.net/1843/NSCS-5NGJJF
Type: | Dissertação de Mestrado |
Title: | Para aumento da instrução da mocidade da nossa pátria: estratégias de difusão do letramento na Vila de São João Del Rei (1824-1831) |
Authors: | Christianni Cardoso Morais |
First Advisor: | Maria Cristina Soares de Gouvea |
First Referee: | Marisa Philbert Lajolo |
Second Referee: | Luciano Mendes de Faria Filho |
Abstract: | O objetivo do trabalho é compreender as atribuições, os usos e a circulação do escrito na Vila de São João del-Rei - entre 1824 e 1831 - através dos projetos de constituição da primeira Biblioteca Pública da Província de Minas Gerais e de uma sociedade de leitura denominada Sociedade Phylopolytechnica. As tentativas de criação dessas instituições ganham sentido quando inseridas em seu contexto: um espaço urbano extremamente ativo, num momento em que as elites do Brasil recém-independente recusam progressivamente os valores lusitanos, buscando constituir uma nova nação. A Biblioteca e a Sociedade Phylopolytechnica, identificadas como espaços públicos não estatais ou loci de sociabilidade de idéias, podem ser tomadas como casos exemplares do processo civilizatório ocorrido no Brasil, uma vez que a ampliação dos usos do escrito entre a população livre e de posse tinham em vista o desenvolvimento de normas e valores que as elites identificavam como dos países europeus civilizados. |
Abstract: | The objective of this work is to understand the origins, use and circulation of written works in the Vila de São João del-Rei, between 1824 and 1831, through the projects of constituition of the first public library of the province of Minas Gerais and of a readers society called Sociedade Phylopolytechnica. The attempts to create these institutions make sense when placed in their context of an extremely active urban centre at the moment in which the elites of the recently independent Brazil gradually rejected the Lusitanian values and sought to constitute a new nation. The Biblioteca and the Sociedade Phylopolytechnica, identified as nongovernmental public meeting places or social loci of ideas, can be taken as exemplary cases of the civilizing process occurring in Brazil, principally because the expansion of the use of written works among the free and wealthy had in view the development of norms and values that the elites identified as those of civilized European countries. |
Subject: | Educação |
language: | Português |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/NSCS-5NGJJF |
Issue Date: | 21-Feb-2002 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
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