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dc.contributor.advisor1Eliza Helena de Oliveira Echternachtpt_BR
dc.contributor.referee1Ana Valeria Carneiro Diaspt_BR
dc.contributor.referee2Eduardo Romeiro Filhopt_BR
dc.contributor.referee3Leila Amaral Gontijopt_BR
dc.creatorElton Ferreira da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2019-08-13T21:07:50Z-
dc.date.available2019-08-13T21:07:50Z-
dc.date.issued2007-03-30pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/NVEA-7B7NPU-
dc.description.abstractThis study searches for elements aiming to go deep into investigations about the working process in an automotive industry based on an ergonomic approach. Its purpose focalizes on the confrontation between the established organization of work in a revision line of painting of a large manufacturer company- characterized by the sharing of tasksand work spots- and the contingencies of production, that require from real work in its collective dimension. The classical models of work organization, supporting on the fordist principles, are questioned,facing the flexibility context of production and the strong quality requirements of products and productivity of the process. The Ergonomic Analysis of work is established on the demanding related to difficulties to achieve the goals of quality settled for the production lines of Painting revision, expressed in the high levels of impurities found in wagons painting. The focus of analysis centralizes on the painting reviewers, searching to understand the operatory strategies developed in view of theprocess variability. The results expose the competences of these workers when, collectively, reshape the settled work, seeking for comply with the production objectives through a sharing management of impacts of process variability, even considering the found difficulties in this scenery.The comprehension of these collective articulations provided adjustment of the work, besides of generating important information for conceptions of new painting plants.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo busca elementos para aprofundar as investigações sobre o processo de trabalho na indústria automobilística, a partir de uma abordagem ergonômica. Seu objetivo centra-se sobre a confrontação entre a organização prescrita do trabalho na linha de revisão de pintura de uma grande montadora de veículos, caracterizada pelo parcelamento das tarefas e dos postos de trabalho e as contingências da produção, que exigem do trabalho real sua dimensão coletiva . Os modelos clássicos de organização de trabalho, pautadas nos princípios Fordistas, são questionados, diante do contexto de flexibilização da produção e fortes exigências de qualidade dos produtos e produtividade do processo. A Análise Ergonômica do Trabalho parte de demanda relacionada às dificuldades de atingir as metas de qualidade prescritas para as linhas de revisão da Pintura, expressas nos altos índices deimpurezas encontrados na pintura das carrocerias. O foco da análise centra-se sobre a atividade dos revisores de pintura, buscando compreender as estratégias operatórias desenvolvidas diante da variabilidade do processo. Os resultados revelam as competências destes trabalhadores ao re-configurarem coletivamente o trabalho prescrito, buscando cumprir os objetivos da produção através de uma gestão compartilhada dos impactos da variabilidade do processo, mesmo diante das dificuldades encontradas neste cenário. A compreensão destas articulações coletivas proporcionou adequações dos postos de trabalho, além de gerar importantes informações para concepções de novas plantas de pintura.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectOrganização do trabalhopt_BR
dc.subjectAnálise ergonômicapt_BR
dc.subjectRevisãopt_BR
dc.subjectFlexibilidade-pt_BR
dc.subjectFordismopt_BR
dc.subjectArticulações coletivaspt_BR
dc.subjectLinha de pinturapt_BR
dc.subjectprodutividade-qualidadept_BR
dc.subjectTrabalho realpt_BR
dc.subjectTrabalho prescritopt_BR
dc.subjectAutomóvelpt_BR
dc.subject.otherEngenharia de produçãopt_BR
dc.titleA dinâmica do trabalho no contexto da produção automobilística diante da tríplice exigência de produtividade-qualidade-flexibilidade: um estudo de caso em uma linha de pintura automotivapt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
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