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Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Absenteísmo à consulta odontológica de crianças com até 5 anos: o caso de Belo Horizonte
Autor(es): Taiomara Vieira Mania
Primeiro Orientador: Andrea Maria Duarte Vargas
Primeiro membro da banca : Thalita Thyrza de Almeida Santa-rosa
Segundo membro da banca: Livia Guimaraes Zina
Terceiro membro da banca: Efigenia Ferreira e Ferreira
Resumo: Estudos epidemiológicos têm apontado que as crianças brasileiras na faixa etária de cinco anos apresentam elevada prevalência de cárie e um alto índice de faltas às consultas agendadas na rede pública de saúde. Objetivo: Compreender as razões que levam os pais ou responsáveis de crianças até 5 anos de idade ao não comparecimento ao tratamento odontológico na rede pública de saúde. Metodologia: Seguindo a metodologia qualitativa, foram selecionadas pelo menos duas mães ou cuidadores de pacientes que faltaram à consulta odontológica agendada, em cada uma das regiões administrativas de Belo Horizonte MG, Brasil, totalizando 18 entrevistados. As entrevistas seguiram um roteiro semiestruturado, sendo gravadas em áudio e posteriormente transcritas na íntegra. Os dados obtidos foram lidos, tematizados e submetidos à análise de conteúdo. Resultados: Os depoimentos evidenciaram que os responsáveis, embora tenham a percepção da necessidade de tratamento odontológico das crianças, enfrentam dificuldades para levá-las às consultas agendadas por não estarem disponíveis para acompanhar a criança (e. g., por falta de tempo livre do trabalho). Alguns narraram o esquecimento devido à demora entre data de marcação e data da consulta, enquanto outros elencaram doença da criança no dia do atendimento. Pode-se observar que houve ruído na comunicação entre os atores sociais envolvidos, confirmado por meio de relatos de desconhecimento do agendamento. Conclusão: É necessário incluir o aconselhamento centrado no empoderamento dos cuidadores durante o planejamento de estratégias para a promoção e atenção à saúde bucal de crianças com 5 anos ou menos. Além disso, a modificação na forma como é realizado o agendamento das crianças (e. g., com lembretes próximos à data da consulta ou horários alternativos de funcionamento das unidades de saúde) poderia beneficiar a utilização do serviço.
Abstract: Epidemiological surveys have revealed a high prevalence of caries among children aged 5 years in Brazil, as well as the populations high no-show rate at dental appointments scheduled in the public health system. Objective: To identify the reasons for nonattendance at dental appointments scheduled in the public health system among children aged up to 5 years. Methodology: Following a qualitative methodology, at least two mothers or caregivers of patients who missed dental appointments from each administrative region of Belo Horizonte MG, Brazil, for a total of 18 mothers, were interviewed. Interviews followed a semistructured script, were audio recorded, and were transcribed in full. Data were read, classified into themes, and subjected to content analysis. Results: Interviews showed that caregivers, although perceiving their childrens need for dental care, struggle to fulfill scheduled appointments because they cannot be available to accompany the children (e.g., due to lack of time off from work). Some interviewees reported forgetting appointments due to the lengthy lapse between the scheduling and appointment dates, whereas others attributed nonattendance to childrens illness on the day of the appointments. Interviews also revealed miscommunication between the social actors involved, as confirmed by reports of their lack of knowledge about the scheduled appointments. Conclusion: Empowerment-focused caregivers counseling is necessary in planning oral health promotion strategies for children aged 5 years or less. Interventions in the scheduling system (e.g., offering appointment reminders or alternative appointment times in health units) could also benefit their use of the service.
Assunto: Acesso aos serviços de saúde
Absenteísmo Doenças
Saúde bucal
Criança
Serviços básicos de saúde
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/ODON-AQPQXZ
Data do documento: 28-Jul-2017
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