Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/RAMO-78AKTD
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Mauricio Freire Garciapt_BR
dc.contributor.referee1Sergio Barrenecheapt_BR
dc.contributor.referee2Artur Andres Ribeiropt_BR
dc.creatorMarta Regina Ozzettipt_BR
dc.date.accessioned2019-08-12T07:50:27Z-
dc.date.available2019-08-12T07:50:27Z-
dc.date.issued2006-03-30pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/RAMO-78AKTD-
dc.description.abstractThe aim of this work is to register and document the most important aspects of the life and work of João Dias Carrasqueira as a pioneer of the flute teaching in Brazil. It is based in a series of interviews given by João Dias Carrasqueira to the author of this work during the year of 1993, where he reports to his life as musician and a master of the flute. Interviews with other people connected to him have also been performed. Firstly, a brief biography of João Dias Carrasqueira is presented, refering to his nickname as Canarinho da Lapa, his first flute lessons and his professional activites as flutist in the cinema orchestras, during the years of 1920, and in the radios of São Paulo during the years of 1930. Emphasys is given to the ideas of João Dias Carrasqueira applied to the flute teaching and the connection to the ideas of other masters of pedagogy such as P.Freire, K.Swanwick, V.Gainza, and musicists like V. Lobos. The practice of chamber music and the formation of groups of students to play together were important features of his teaching process. João Dias Carrasqueira was one of the first flute teachers to introduce the Brazilian music repertoire into flute teaching. At last but not least we decribe his work developed with the children teaching, which involved the creation of drawings with the musical notes, of histories, and the image of little songs composed by him to the students. On the technical point of view, the sonority was of most importance for João Dias Carrasqueira. He stimulated the practice of exercises in order to improve the quality of the sound, always taking into account the individual characteristics of each student. Finally, we explore the meaning the expression Flautosofia created by João Dias Carrasqueira to manifest his attitude facing life and music.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho pretende registrar e documentar os aspectos mais importantes da biografia do professor João Dias Carrasqueira como flautista e pioneiro ensino da flauta no Brasil. Foi baseado em uma série de depoimentos do professor João Dias Carrasqueira recolhido durante o ano de 1993, onde ele relata sua vida como músico e mestre da flauta. Além dos depoimentos do professor João Dias Carrasqueira também foram feitas entrevistas e tomados depoimentos de várias pessoas a ele ligadas.Inicia-se com uma breve biografia, fazendo referência ao cognome Canarinho da Lapa, as primeiras lições de flauta transversal, os primeiros trabalhos profissionais em orquestras de cinema da década de 1920, e a partir da década de 1930, em emissoras de rádio, além de um relato de seu importante trabalho como flautista. Enfatizamos suas idéias aplicadas ao ensino de flauta, fazendo um paralelo com as idéias de outros educadores como Paulo Freire, K.Swanwick e V.Gainza e mestres da música como H.Villa-Lobos, no que se refere à utilização de elementos da própria cultura como veículo de aprendizagem. A utilização da música de câmara e o convívio permanente entre alunos são aspectos relevantes do seu processo de aprendizagem. João Dias Carrasqueira foi um dos primeiros a incluir o repertório de música brasileira no ensino de flauta. Ainda estão relacionados os recursos pedagógicos utilizados por ele com alunos iniciantes e principalmente com crianças como criação de desenhos, histórias e canções.Do ponto de vista técnico, a sonoridade era o aspecto de maior importância para o professor João Dias Carrasqueira. Ele estimulava a prática de exercícios que visassem o aperfeiçoamento da qualidade sonora, sempre respeitando as características individuais de cada estudante. Por último, nós exploramos o significado da expressão Flautosofia criada por João Dias Carrasqueira para manifestar a sua atitude diante da música e da vida.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFlautapt_BR
dc.subjectJoão Dias Carrasqueirapt_BR
dc.subject.otherMúsica para flauta Instrução e ensinopt_BR
dc.subject.otherCarrasqueira, João Diaspt_BR
dc.titleJoão Dias Carrasqueira: um mestre da flautapt_BR
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
jdc.pdf834.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.