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dc.contributor.advisor1Paulo Jose Modenesipt_BR
dc.creatorAyron Silva Guimarães Torrespt_BR
dc.date.accessioned2019-08-14T08:49:21Z-
dc.date.available2019-08-14T08:49:21Z-
dc.date.issued2016-06-22pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/RAOA-BDXFM5-
dc.description.abstractThe pipeline transportation has been consolidated as an efficient and low operating cost method for transporting fluids. Accordingly, in recent years there was a considerable increase in installed pipeline network in Brazil. In this context, more maintenance activities and expansion of the installations are demanded. To this end, the use of the in-service welding process becomes essential to reduce costs and environmental impact. This work provides information about pipeline inspection techniques, the main types of defects that can degrade the integrity of a pipeline. The defects are gathered in three main groups (geometric deformation, metal loss and cracking). The work also informs the welding repair methods that can be applied to correct each defect type with emphasis on the application of steel sleeves, metal deposition, hot tapping and patches. It also addresses the concerns regarding to in-service welding on pipelines (burn through and hydrogen induced cracking), and measures to mitigate the risk of these problems. It discusses the possibility of applying automatic welding processes for maintenance in-service pipelines and how this development is required.pt_BR
dc.description.resumoO transporte dutoviário vem se consolidando como uma maneira eficiente e de baixo custo operacional para o transporte de fluidos. Dessa forma, nos últimos anos houve aumento considerável da malha instalada no Brasil. Neste contexto, atividades de manutenção e expansão das malhas serão mais demandadas. Para tal, a utilização do processo de soldagem em operação se torna fundamental para redução de custos e impactos ambientais. Este trabalho sintetiza informações referentes à soldagem de dutos em operação. Neste trabalho são disponibilizadas informações sobre técnicas de inspeção de dutos, os principais tipos defeitos que podem afetar a integridade de um duto, concentrados em três grupos principais (deformação geométrica, perda de metal e trincamento). Ainda são apresentados os métodos de reparo com aplicação de soldagem que podem ser aplicados cada tipo de defeito, com ênfase na aplicação das luvas bipartidas de aço, deposição de metal, trepanação e chapa de reforço estrutural. As preocupações referentes à soldagem em operação de dutos (perfuração e o trincamento induzido por hidrogênio) e medidas para mitigar o risco de ocorrência destes problemas também são abordadas. Foi discutida a possibilidade da aplicação de processos de soldagem automatizados para manutenção de dutos em operação e a necessidade deste desenvolvimento.pt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngenharia mecânicapt_BR
dc.subject.otherTubulações Manutenção e reparospt_BR
dc.subject.otherMinérios Transportept_BR
dc.subject.otherSoldagempt_BR
dc.titleSoldagem de reparo em dutos de transporte pressurizados e em operaçãopt_BR
dc.typeMonografias de Especializaçãopt_BR
Appears in Collections:Especialização em Tecnologia e Qualificação em Soldagem

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