Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/SBPS-7B5M9G
Tipo: Tese de Doutorado
Título: Desenvolvimento do processo de fabricação de laminados de material composto polimérico de fibra de vidro para aplicação na construção aeronáutica
Autor(es): Jose Henriques Iscold de Oliveira
Primeiro Orientador: Alexandre Queiroz Bracarense
Primeiro membro da banca : Claudio Pinto de Barros
Segundo membro da banca: Nilton da Silva Maia
Terceiro membro da banca: Paulo Henriques Iscold Andrade de Oliveira
Quarto membro da banca: YULIO SHIGAKI
Resumo: Este trabalho consiste no desenvolvimento de um processo de fabricação de laminado plano de material composto polimérico de fibra de vidro, para substituição do contraplacado aeronáutico neste tipo de construção. Propõe-se uma metodologia para a produção destes laminados, baseada no processo de infusão de resina por meio da técnica de RTM (Resin Transfer Moulding). Por meio de uma revisão da literatura são definidos os ensaios físicos e mecânicos necessários para caracterização do material e a sua posterior comparação com o contraplacado aeronáutico. Propõese também o desenvolvimento de um programa computacional para a determinação teórica dográfico carga/ deformação de um corpo de prova deste material, de forma a possibilitar a comparação com os ensaios de tração realizados com os corpos de prova retirados das placas produzidas pelo processo desenvolvido.Com os resultados obtidos pelo processo de fabricação das placas concluiu-se que é viável a substituição do contraplacado aeronáutico pelas placas de laminado plano de material compostopolimérico de fibra de vidro.O método numérico produz um resultado bem próximo aos ensaios experimentais de rompimento dos corpos de prova por tração, possibilitando que ele seja usado para a simulação dorevestimento a estrutura da aeronave na fase de projeto.
Assunto: Engenharia mecânica
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/SBPS-7B5M9G
Data do documento: 30-Jan-2007
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_final_corrigida_1_.pdf2.38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.