Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/VALA-74QKU4
Tipo: Dissertação de Mestrado
Título: Leitura e interatividade feminina nos jornais impressos: a postura da leitora do Estado de Minas
Autor(es): Patricia Espirito Santo
Primeiro Orientador: Ligia Maria Moreira Dumont
Primeiro membro da banca : Alcenir Soares dos Reis
Segundo membro da banca: Ana Maria Rezende Cabral
Terceiro membro da banca: Maria Beatriz A Sathler Bretas
Resumo: Estuda-se a leitura e a interação feminina nos grandes jornais impressos, sob o enfoque da Ciência da informação, linha de pesquisa Informação, Cultura e Sociedade, no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, da Universidade Federal de Minas Gerais PPGECI/UFMG. Ao considerar os meios de comunicação mediadores de informações, além de produtores e reprodutores de padrões sociais e culturais, procurou-se identificar os elementos necessários para inserir a mulher como leitora de jornais de referência e como ela se reporta e interage com aqueles que constroem e divulgam a notícia. Discorre-se sobre a produção da informação através de uma linguagem masculina, sobre como a mulher se insere neste contexto, e sobre os possíveis impactos que a informação jornalística traz para o gênero feminino. Para tanto, foi elaborada uma base conceitual de idéias defendidas por teóricos da Ciência da Informação, da Comunicação, da Lingüística/Análise do discurso e do Gênero. Desenvolveu-se uma entrevista em profundidade com oito leitoras do jornal Estado de Minas, a qual serviu de pré-teste à pesquisa aplicada por telefone a outras 172; analisou-se o discurso de 30 capas do jornal e de matérias internas que tinham a mulher como personagem, às quais fotos e textos faziam referência; e foram contabilizadas quantas correspondências enviadas a seções de cartas à redação de sete jornais brasileiros, entre eles o Estado de Minas, estavam assinadas por mulheres e quantas por homens, também num período de 30 dias. Os dados permitem concluir que a mulher, quase a metade do público leitor dos grandes jornais brasileiros, os lê principalmente em busca de informação sobre diversos temas, em especial a política, acontecimentos locais, cultura e temas tidos como específicos do mundo feminino, como moda e família. Ela utiliza as informações para formar sua opinião e para interagir socialmente; porém prefere silenciar quando o assunto é publicar sua visão dos fatos e acontecimentos, provavelmente movida pelo status quo do feminino, que a mantém como sujeito coadjuvante do homem, inclusive nas páginas dos jornais.
Abstract: The present paper looks into female reading and interaction in the main newspapers, in the approach of Information Science, research line Information, Culture and Society within the Information Science Graduation Studies Program of the Federal University of Minas Gerais, Brazil. Upon considering the communication media as information mediators, besides producers and reproducers of social and cultural patterns, it identifies the necessary elements to include women as newspaper reference readers as well as the way they report themselves and interact with those that "build up" and divulge the news. The study talks about information production through a male language, how women are included in that context and the possible impacts of journalistic information onto the female gender. For that, it was built a conceptual basis of ideas that are backed up by theorists of Information Science as well as Communication and Linguistics/ discourse and gender analysis. It also develops an in depth interview with eight female readers of the newspaper Estado de Minas, which served the purpose of pre-test to the survey carried out over the phone with other 172 women; discourse analysis was carried over 30 newspaper front pages as well as internal page articles that had women as characters and to which photos and texts referred; and also records how many letters to the editor were sent to seven Brazilian newspapers, among which is the Estado de Minas, which were signed by women compared to how many were signed by men, both over the period of 30 days. The data allow one to conclude that women, almost half of the readers of the main Brazilian newspapers, read them mainly in search for information on various topics especially politics, local events, culture and the so considered female specific such as fashion and family. It was also concluded that information interferes in the readers` opinion as well as it helps them socialize. Nevertheless women prefer to "silence" when it comes to publishing their opinion, probably moved by the female status quo that many times only allows women a supporting role compared to mens, including, and particularly, in the pages of newspapers.
Assunto: Leitura de jornais
Mulheres
Ciência da informação
Idioma: Português
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/VALA-74QKU4
Data do documento: 28-Jun-2007
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