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http://hdl.handle.net/1843/VCSA-7NXKBV
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Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Claudia Cardoso Martins | pt_BR |
dc.creator | Renata Maia Vitor | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-11T09:12:26Z | - |
dc.date.available | 2019-08-11T09:12:26Z | - |
dc.date.issued | 2006-09-01 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/VCSA-7NXKBV | - |
dc.description.resumo | O presente estudo teve como objetivo verificar a relação entre o processamento fonológico, as habilidades iniciais de leitura e escrita e o componente fonológico da linguagem oral. Noventa e cinco crianças pré-escolares entre 57 e 81 meses de idade participaram do estudo. Todas foram submetidas a uma triagem de fala e a testes de rima, aliteração, nomeação seriada rápida, repetição de pseudopalavras e de dígitos, nomeação de letras, escrita de letras, conhecimento dos sons das letras, leitura e ditado de palavras freqüentes e, finalmente, a um teste de inteligência não-verbal. As crianças foram divididas em diferentes subgrupos, dependendo do seu desempenho na triagem de fala, de acordo com o número de erros fonológicos e com os tipos de processos fonológicos. Também foi pesquisada a influência de outras variáveis, como a idade, a classe da pré-escola, o sexo e as estruturas orofaciais. De uma maneira geral, os resultados sugerem que as crianças com distúrbios de linguagem oral na pré-escola apresentam dificuldades maiores em determinadas habilidades lingüísticas (processamento fonológico) e também para aprender a usar a linguagem escrita inicialmente. Isso ocorreu mesmo após o controle de diferenças individuais na idade, classe da préescola e sexo das crianças. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Processamento fonológico | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento fonológico | pt_BR |
dc.subject | Pré-escolares | pt_BR |
dc.subject | e escrita | pt_BR |
dc.subject.other | Comportamento verbal | pt_BR |
dc.subject.other | Psicologia do desenvolvimento | pt_BR |
dc.subject.other | Psicologia | pt_BR |
dc.subject.other | Leitura Psicologia | pt_BR |
dc.title | Processamenrto fonológico e habilidades iniciais de leitura e escrita em pré-escolares: enfoque no desenvolvimento fonológico | pt_BR |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado |
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