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http://hdl.handle.net/1843/VCSA-7WNEJV
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor1 | Claudia Cardoso Martins | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Vitor Geraldi Haase | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Márcia Maria Peruzzi Elia da Mota | pt_BR |
dc.creator | Luciana Freitas da Silva Magalhaes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-08-11T04:49:14Z | - |
dc.date.available | 2019-08-11T04:49:14Z | - |
dc.date.issued | 2005-06-06 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/VCSA-7WNEJV | - |
dc.description.resumo | Tradicionalmente o diagnóstico da dislexia tem sido feito utilizando-se como critério fundamental a discrepância entr QI e aquisição de leitura. Recentemente, no entanto, vários autores tem criticado a validade desse critério. Por exemplo, vários estudos mostram que a existência de uma discrepância não está relacionada a um perfil cognitivo particular (Fletcher, 199; Stanovich, 1994). Entretanto, a maior parte desses estudos foram realizados com crianças falantes do inglês. O presente estudo investiga a generalização desses resultados para crianças falantes do português. Em particular estudo investiga se o perfil cognitivo de crianças com dificuldade para a aprendizagem da leitura varia em função do QI, e ainda, verificar em que medida o QI está relacionado com o processo inicial da criança na aprendizagem de leitura escrita. Esse trabalho está dividido em 4 capítulos. O próximo capíulo apresenta uma revisão da leitura pertinente. O segundo capítulo descreve a metodologia utilizada na pesquisa e, o terceiro capítulo apresenta os resultados do estudo. O quarto e último capítulo discute suas conclusões e implicações. | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Psicologia | pt_BR |
dc.subject.other | Dislexia | pt_BR |
dc.subject.other | Crianças Linguagem | pt_BR |
dc.subject.other | Inteligencia | pt_BR |
dc.subject.other | Psicologia da aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.other | Psicologia | pt_BR |
dc.title | Inteligência, processos fonológicos e dificuldade de leitura e escrita em crianças falantes do português brasileiro: um estudo em escolas públicas | pt_BR |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
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